MEU PROFESSOR DE GINÁSTICA OLÍMPICA

 

 

Nos anos de 1960 quando eu tinha 17 anos, e começado nos esportes como praticante de boxe, mas queria desistir dele, do boxe, mas não do esporte. Associei-me no clube SOGIPA em Porto Alegre/RS - fui diretamente a busca da ginástica olímpica...entrei no Departamento de ginástica vi deslumbradamente os aparelhos antigos mas era o que tinha naquela época muito embora a Sogipa tivesse um dos melhores departamentos... Vi uma pessoa sentada enrolando uma bandagem no pulso, não era por estar lesionado, mas como proteção para seguir o seu treinamento, então lhe perguntei?... como eu deveria fazer parte da ginástica olímpica...bem eu sou o professor!...tu já fez algum esporte? Sim... eu estava treinando boxe e queria mudar. E assim eu conheci o meu professor de Ginástica Olímpica que na época tinha aproximadamente 30 anos.

No dia de hoje 23 de Abril de 2016 eu estava fazendo uma visita ao meu professor NELSON RUBENS SAUL aos 86 anos, e eu com 73...num encontro com emoções mutuas... Resolvi fazer-lhe uma homenagem pois com a idade eu aprendi que os nossos mestres, que nos ensinaram o bom caminho da vida a gente nunca esquece, até porque o esporte além da consequência da competição ele aproxima a amizade e a reciprocidade entre as pessoas.

O

professor Saul, formado em Educação física nasceu em 21 de Abril de 2030, mora em Porto Alegre, mas já conheceu grande parte do mundo, Como China, África do Sul, Europa e EEUU...Iniciou como atleta aos 20 anos, disputou várias competições de nível estadual, nacional e internacional, conquistando muitos prêmios...eu não tive tempo de contar as suas medalhas e certificados, troféus e outros atributos de homenagem, mas não eram somente seus títulos conquistados, eram o que o esporte fez na sua vida que o levou aos 86 anos por enquanto...gozando de saúde, apesar do peso da idade já ter lhe aprontado algumas.

PERGUNTEI-LHE O QUE MAIS SE PREOCUPA NA VIDA!

Tornou instrutor por 38 anos, atuando na Sogipa, Colégio Julio de Castilhos e ESEF, levando para os seus alunos a filosofia do esporte que é antes de tudo formar pessoas do bem, além da competição, e isso ele fez comigo, me deu os primeiros passos neste sentido quando eu era seu aluno. Depois segui a vida esportiva para onde ela me chamava como lutador...mas sempre usava as técnicas da ginástica olímpica nas minhas lutas.

Perguntei-lhe o que ele mais se preocupa na vida!...É a formação da motricidade da criança e faço projetos e maquetes de parques infantis para melhorar essa formação e tenho uma equipe para executar esses serviços....coisas que aprendi observando nas minhas viagens ao exterior.

O professor Saul que pertence à religião lusitana da muita importância para o lado familiar... fez sessenta anos de casado com Gisela Renate Strauss Saul, possui três filhos, seis netos e dois bisnetos. Sempre considerou que a ginástica, e as praticas esportivas são elementos importantes nas vidas das pessoas! É por isso que eu ainda pratico, enquanto o meu corpo cumprir a sua tarefa... os equipamentos que tenho em casa, estão sempre ali me esperando, e tentando me estimular para continuar a viver na vida que muito vivi.

Em 2018 O Prof. Saul faleceu por um AVC fatal.

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 05/04/2022
Código do texto: T7488496
Classificação de conteúdo: seguro