Historia de um Indio velho

Essa história que eu vou contar foi um acontecimento nos anos 60 numa localidade Eldorado do Sul. Era um baile de morenos que tinha na região ocupada só por descendentes de escravos que restaram da abolição da escravatura, numa noite este pessoal da comunidade resolveram fazer um baile, por lá existia um velho que se chamava Papai Noel.

Ele vinha passando em um cavalo Tordilho, e acho que era só o que ele tinha ,e nós conhecia ele por que meu pai tinha uma cancha de carreira e ele frequentava essa cancha e gostava muito de correr carreira no seu cavalo Tordilho, era um velhote magrão alto, ele tinha na época uns 55 anos e naquela época nos anos 60, ter 55 anos já era velho.

Então este velho gostava muito de divertimentos, vivia trabalhando, por dia, lá pela fazenda e domando cavalos chucros, ele não tinha muito paradeiro, era meio “tiatino”, era como chamavam na época.

Numa noite ele vinha cruzando pela comunidade quando ouviu aquele som da gaita e resolveu chegar, era um baile dos morenos que estava acontecendo ali no momento, resolveu chegar, amarrou o Tordilho em uma árvore, já era meio tarde da noite, resolveu entrar e foi direito na copa e pediu, uma cerveja aí serviram a cerveja nisso chegou um negão grande, nesse lugar era só negão grandão que tinha mais ou menos 1,90 e/ou 2 metros, forte que pesavam 100 kg,110 kg e tinham um bigodāo que parecia uma pria atravessada na boca. - O que tu faz aí? perguntou o negrāo ,ele respondeu: Eu vinha passando né e aí resolvi chegar para tomar uma cerveja e dar uma olhada no divertimento de vocês, mas um deles respondeu: Mas tu não sabe que isso aqui não é baile de branco, esse aqui é baile de negro, é melhor tu ir se retirando, ele respondeu: vou pagar a cerveja, vou tomar e depois eu saio, nāo teve resposta.

Nisso um negão arranca de um facão e prendeu por cima do velhote, ele sentou para trás e arrancou de um 38 e sapecou lhe fogo no negão, a bala pegou na testa do negão de refilão e o negão virou de pé para cima , nisso caiu a negrada nele que parecia um enxame de abelha ele atirou de novo e era muito facão por cima, mais a frente estava sentado em uma cadeira um tal de Pompéu, sentado tomando um guaraná uma bala acertou no coração do Pompéu que tombou da cadeira já morto no chão. Correram para socorrer o Pompeu, outros caíram de facão no velho, o velho pulou a janela que tinha perto da Copa e saiu atirando e se foi na escuridão, saltou no tordilho e se mandou.

Depois de um tempo ele deixou acalmar aquela situação e andava meio escondido lá pelos matos, depois se apresentou a polícia e prestou depoimento e respondeu em liberdade, mais tarde foi a júri popular, meu pai e meu irmão foram nesse júri, ele foi condenado há 16 anos de prisão e aí puxou essa cadeia na penitenciária Estadual do Jacuí Charqueadas. Eu acho que ele terminou morrendo lá pela cadeia, não sei mais o que aconteceu com ele.

Pedro Adiles
Enviado por Pedro Adiles em 13/11/2020
Código do texto: T7110871
Classificação de conteúdo: seguro