COSTUMES E COISAS DE MINEIRO

COSTUMES E COISAS DO MINEIRO

Uai sô sabe me dizer com quantos pau faz uma canoa, deixa pralá, em boca fechada não entra mosquito, ajoelhou tem que rezar, Deus ajuda quem cedo madruga quem vai à frente bebe água limpa e quem come cru não gasta lenha, água mole em pedra dura tanto bate até que fura mais enrolado do que cordão no bolso ele come um trem no desjejum quebrando o torto, porque saco vazio não para em pé. Mais velhaco do que cigano vendendo taxo, ele dorme com um olho fechado o outro aberto. Antes tarde do que nunca, nem tudo que balança cai, mais vale um pássaro na mão do que três ou quatro voando, do saco a embira, não adianta colocar o carro adiante dos bois, ninguém consegue tapar o sol com a peneira e a mentira tem pernas curtas, ela só vale até a chegada da verdade, quando menos se espera, a casa cai, e você acaba dando bom dia pro cavalo, e nem tudo que reluz é ouro, ai a porca torce o rabo, e dá com os burros n'água nanando , nadando pra morrer na praia. Mais pau que nasce torto não tem conserto morre torto até a cinza é torta você fica no mato sem cachorro e o bicho pega, mas em falta de cachorro caça com gato mesmo, porque o que não mata engorda e você come gato por lebre, pois a noite todos os gatos são pardos. Já a rapadura é doce, mas não é mole não, a vida é dura pra quem é mole, sombra fresca e botina larga são pra poucos, só pra quem esta com o burro amarrado na sombra. Coruja que não gava o toco chumbo nela, se o tiro não sair pela culatra quem ta na chuva é pra molhar, e Chovendo no molhado, vira um angu de caroço e águas passadas não move moinho, se você vem com milho o meu fubá já ta no saco, o olho do dono é o que engorda o boi, ele mata a cobra e mostra o pau, com ele é uma no cravo outra na ferradura e o pato não bota, na casa do ferreiro o espeto é de pau, e ele mora La onde Judas perdeu as botas. O uso do cachimbo deixa boca torta, mas quando Deus tira os destes abre a guéla e a sua saúde vai pro beleleu, e não adianta chorar pelo leite derramado, nem botar sal em carne podre porque em briga de marido e mulher não se mete a colher um fica a ver navios e vira uma à piada sem graça porque a razão virou fumaça, quem mandou ser brasa coberta de cinza e cutucar a onça co vara curta. quando dois briga alguém sai perdendo. A corda sempre arrebenta do lado mais e o castigo vem a cavalo, embora cavalo dado não se olhe os dentes, bola pra frente que atrás vem gente.




(Imagem arquivo pessoal)

 
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 30/04/2020
Reeditado em 30/04/2020
Código do texto: T6933437
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.