Minha Vó Jorgea

Quando minha Vó Jorga morreu.

Minha vó morreu no dia 29 de outubro de 1959, às 04 horas da tarde, eu

tinha 12 anos de idade nunca vou me esquecer, para mim foi uma perda muito grande, eu perdi o chão, eu era muito novo ,adorava minha vovó.

Nós morava no interior de Guaíba no RG do Sul , ela, meu avô e nós, numa fazenda, foi lá onde eu me criei, minha avó ajudava a minha mãe no serviço da casa, pois a nossa casa era muito grande e nós era vários irmãos e a vovó fazia todos os serviço em roda da casa, ela cortava lenha, enchia talha d'água, tratava o bicharedo, tinha porco, galinha, e outros animais.

A tarde tinha que buscar os terneiros no campo e prender separados da vaca, para tirar o leite da vaca no outro dia de manhã ,vovó então colocava eu nas costa dela e se ia campo a fora a busca dos terneiros, ela acordava na madrugada para ordenhar a vaca e assar o pão de manhã para tomar o café , ela fazia o café com leite recém tirado da vacas e o pão quentinho que ela tinha assado pela madrugada, nem ligava para o frio olha que aqui no Sul é frio, era muito gostoso o café da vovó, eu era muito puxa-saco da minha vó eu não gostava de sair de casa para passear, eu ficava em casa com a vovó, gostava de dormir com a vovó e tomar água em uma quartinha, que era um reservatório feito de barro que deixava a água bem fresquinha.

A minha mamãe me convidava para ir junto na minha tia visitar parentes, mas eu não gostava de deixar a vó em casa, eu sempre ficava com ela, la me cuidava, me dava banho, de manhã quando eu acordava ela que lavava meu rosto e escovava meus dentes e me dava o café, me protegia muito ,eu digo ela morreu muito cedo ou eu nasci tarde demais.

Eu achei muita falta da vovó quando ela partiu, pessoas tempos atrás morriam muito cedo, a vovó morreu não tinha 70 anos, hoje estou com 72 anos e trabalho ,monto a cavalo e ainda sobra tempo para escrever alguns causos.

Acho muito interessante que esses cantores, geralmente de música sertaneja, sempre falam “nossos avós”, nunca falam “nossos pais”, é interessante que as pessoas sempre lembram dos avós, nunca dos pais, eu tenho ouvido várias músicas de pessoas que escrevem tudo falando dos avós e quase ninguém comenta sobre os pais, acho muito interessante, mas ainda vou escrever sobre meus pais.

Pedro Adiles
Enviado por Pedro Adiles em 17/11/2019
Código do texto: T6796942
Classificação de conteúdo: seguro