ANJO MUDO

Era uma época difícil, o trabalho na roça era rude, exigia muito esforço físico tanto é que o homem do campo tinha a mão calejada da labuta diária, mas o sertanejo era um homem feliz, pois, a natureza é mãe e no sitio ele tinha tudo o que precisava para sobreviver, tanto é que a zona rural era bem povoada, sitiantes, meeiros, arrendatários, formadores de café, todos morando no campo e cuidado de suas propriedades ou de seus afazeres e na Cidade só iam de vem em quando para comprar alguns artigos não conseguiam adquirir na vendinha do bairro, ou em busca de alguma necessidades de força maior que não podiam ser resolvidos la no campo por meio das benzedeiras e raizeiros do local do mais, trabalhavam de sol a sol, respeitando porem os domingos e dias santos de guarda conforme manda a santa madre igreja.

Foi neste ambiente, hostil e ao mesmo tempo hospitaleiro que surgiu um rapaz aparentando ter la seus vinte e cinco a trinta anos de idade, maltrapilho, barbudo, era mudo e pelo que indica, também surdo, nunca souberam de onde veio e muito menos para onde pretendia ir, simplesmente ele apareceu e, alguns mais crédulos chegavam jurar que era um anjo de Deus e por não saberem o seu verdadeiro nome e sua origem, passaram a chamá-lo de Anjo Mudo.

Acontece que o rapaz chegou no bairro e ali permaneceu, não tinha casa, pernoitava num capelinha abandonada que ficava no espigão de uma das propriedades do bairro, de vez em quando tomava banho no ribeirão que dava nome ao bairro, punha uma roupa limpa que ganhava dos moradores; pedia comida nas casa dos moradores do bairro porem nunca numa mesma residência, sempre variava e a população foi criando um enorme carinho pelo Anjo Mudo, tanto é que em algumas residências ele ate chegava a prestar alguns serviços domestico como tirar água do poço para as mulheres, varrer o terreiro entre tantos outros pequenos serviços e ao que parecia, ele se sentia feliz em executar tais atividades, porem num pernoitava nas casa, chegava por hora do almoço, permanecia a tarde toda e depois saia e se recolhia na capela abandonada para dormir.

A presença do Anjo Mudo perdurou por alguns anos ate simplesmente o rapaz desapareceu, ninguém o viu no bairro e, preocupados com o sumiço, foram até a capela e lá o encontram apenas a cama vazia porem nem sinal do rapaz que pareceu ter abandonado a moradia e só alguns dias mais tarde encontraram o seu corpo já em elevado estado de decomposição, imediatamente a noticia correu pelo bairro que comovidos, providenciaram um sepultamento Cristão para aquele ser humano e até hoje os mais antigos do bairro recordam deste anjo que passou pela terra.

Maciel de Lima
Enviado por Maciel de Lima em 13/10/2016
Código do texto: T5790892
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.