o "meu", 7 de setembro

Vendo a programação de 7 de setembro por toda parte em que a mídia divulga, o que significa somente nas grandes cidades ena capital do Brasil, remeti - me ao passado escolar de minha infância. Obviamente não quero, tampouco gosto de ficar revivendo o outrora, mesmo porque o meu tempo é o agora que vivo e aprendo com o que tem acontecido e o que nós estamos montando nesse grande "circo" da vida.

Pois então, em minha época de escola primária havia um espetáculo,nesse dia de Independência, talvez por não haver naquela época o facebook, o watsap e demais redes que tomam todo o tempo e encantam as crianças cada dia mais cedo. A gente tinha um universo limitado, por vezes restrito ao território em que vivia ou no máximo aos municípios vizinhos.

Desde logo cedo aprendíamos a marchar, a cantar os hinos nacional, do estado, da Bandeira, do soldado, e demais que são afetos da PÁTRIA mãe brasileira. E para isso havia ensaios cotidianamente, havia uma união de esforços da comunidade para que o melhora dos espetáculos acontecesse pra demonstrar que cada um de nós procurava aprender e exercer o papel de cidadão de verdade. Era "martelado" em nossas mentes os deveres a serem cumpridos e que os direitos teriam que ser conquistados.

Hoje porém, sinto que nem mesmo nascem, as crianças já começam a exigir os direitos. Mas eu fico em minha insignificância a questionar: será que estamos esquecendo de fortalecer em nossas crianças que seus deveres também hão de ser firmados? O que é cidadania hoje? Terá mudado?

Mudando sim dia a dia, porém que não esqueçamos de parar um pouco pra reforçar em nossos familiares o quanto é relevante continuar firmes e valorizar nossos heróis da democracia, mas não deixando de repudiar a corrupção, a mentira, as falsidades. Havemos de buscar harmonia, paz, autruismo e acima de tudo os valores familiares.

Afinal, que mais se pode festejar nessa INDEPENDÊNCIA?

Aurelice
Enviado por Aurelice em 07/09/2016
Código do texto: T5753047
Classificação de conteúdo: seguro