SÓ PODE SER QUEBRANTO

Quebranto, só pode ser, é dos grande. Com esses olhos quebrados, esses abrimento de boca e o fastio miserável pra quem come até pedra cozida, Quebranto, tenho nem dúvida, daqueles que só mulher de barriga ou gente dos olhos de cobiça sabe botar. Agora me veio a lembrança da roseira que tinha outro tempo, uma que plantei dentro do cavo sanitário que quebrou e eu teve de mudar! O treco foi tão caro que achei melhor pegar as mudas da roseira da cova de cumade que eu trouxe da visita no cemitério em dia de finados e plantei na privada! Era uma roseira linda, coloquei bem aqui na entrada de casa, junto do pé de pião roxo, mas não teve jeito, no dia que aquela égua, morreu mais eu digo, aquela invejosa dos olhos grande chegou aqui no pingo da mei dia pedindo uma xícara de farinha pra comer com os peixes que eu mesma tinha mando deixar lá, porque a budega tava fechada e ela já tinha assado os peixes na brasa, quando viu a roseira, admirou tanto, mais admirou tanto e ainda teve a audácia de arrancar uma pra colocar nos pés de Nossa senhora do Perpétuo Socorro. Não havia de negar, mas no fim da tarde, a roseira já estava escambichando, num tristeza profunda que não teve água benta que desse jeito. Murchou, morreu de eu sapeca o vaso no chão e o danado ficar um farelo! Eu senti no corpo as pinicadas dos olhos grande daquela Invejosa, um abrimento de boca, uma sonolência e um fastio que fiquei de quarta a domingo sem comer e sem beber nem água! Só depois da missa que comunguei que o quebranto passou! Por isso que eu digo, é Quebranto, só pode ser, você acordar agora, depois das dez hora, ainda ficar de abrimento de boca, os olhos quebrados e nem querer provar do pão de milho que diz com qualhada e a carne de criação! Você, um vei que acorda cedo, bebe dois litro de leite, come pão com café e ainda fica perguntando o que tem pra comer meia hora depois! Eu que num vou parar de fazer o que estou fazendo pra ficar de frozor com você! Hoje é dia de cozinha toda a roupa antes que acabe o carvão, ainda tou nas toalhas, os lençóis já estão nos cordões e as minhas camisolas e suas pijamas já estão no quarador... Preciso acabar tudo logo porque hoje é dia de São José vir aqui pra casa, quero deixar tudo arrumado e ainda bater um bolo para as visitas, tenho tempo não de tirar mau olhado não! Ponha o chapéu, homem, vá já ali na casa d cumade que ela pega um ramo de vassourinha e varre toda mazela que está dentro de você! Tenho certeza, tenho certeza que tudo isso só pode ser quebranto, deve de ser desse povo invejoso que ficou sabendo que você me presenteou com uma bateria nova! Eu vi, Eu vi os olhos das invejosas ontem, à tarde, quando cê ia chegando e tirando as caixas de cima da carroça...