HISTÓRIA DE HOJE: Quem mandou, quem mandou...

Enquanto o mundo desaba, eu vou é ficando por aqui, sabe como é? Prefiro é meu tricô, enfiar a agulha pelo buraquinho, puxar a tripa gaitera, dá risadinha e depois tudo de novo! Quando penso que não, já tenho é uma trança! Tenho culpa? Tenho culpa de antes beber água de pote e hoje ter uma geladeira duplex em casa? A bicha é que parece uma monstra, alvinha que só a honra da minha fia Dosanjos que já nasceu morta, coitada! A parteira disse que tinha sido de uma água salobra que eu tinha engolido demais, deu uma mijadeira em neu, umas dor no pé do bucho e só saudade. Quero ver hoje, tá ali a minha geladeira entupida de garrafa de coca de dois litro cheinha de água mineral! Bebo inté doer os dentes, mas bebo! Menino, sapiroco, abaixa esse som que num tem surdo aqui não! Tenho culpa? Tenho culpa de hoje ter uma televisão tamanha da parede da sala de minha casa? Ainda me lembro de ontem na casa de meus pais, a gente era em treze e já ganhemo uma teve em preto e branco porque uma tia ia viajar e meu pai vendeu a bicreta de ir pro trabalho, o reloge de pulso, uma máquina de remendar pneu e metade do dinheiro de pagar a budega e comprou a bichinha. Quase matava a gente de ódio porque quando esquentava num servia pra nada, o povo de dentro parecia uns monstros. A gente pra se amostrar, quando queria que a bichinha ficasse colorida, pegava uma Folha de papel celofane, estendia na frente e tudo ficava vermelho, ou azul, ou verde, ou amarelo! Até que um dia passou um homem vendendo na porta uma tela em três cores e minha mãe comprou no crediário em várias vezes! Era tão bom, a cabeça do povo Vermelha, o corpo azul e as pernas verde! Ainda me lembro quando uma vizinha nossa comprou uma televisão de verdade a cores! A gente pagava pra assistir sessão da tarde lá, mas além de pagar pra assistir, tinha de comprar os didins que ela vendia para interar a prestação da teve. Era um sofrimento bom, a gente nem dava conta da maldade do mundo! Eita, acertei sem querer, tá vendo, tenho culpa de ser assim?! Pra alguns coisas na vida tenho é juízo, mas pra outras, nem me benzeno nem as oração de minha vó! Inventei de um dia ir pra tal invenção nova do mundo, assistir um filme numa tela grande chamada de cinema! Era um vesperal, um domingo, depois da missa da manhã. Foi lá que conheci o traste que hoje é meu marido, cabido que só ele! Foi se chegando, oferecendo pipoca, todo embotado, um cheiro forte de jumento molhado misturado com o meu cheiro de Charisma, aí pronto, quando penso que não, já estava com os dedos das mão engatados, aí o meu pai todo bruto já disse que tinha de casar, casei! Nem sabia ainda como era que a cegonha colocava a criancinha na barriga da mãe, tive de aprender no escuro da lamparina apagada, um calor medonho e uma dor de trincar os dentes com aquele jumento rinchando em cima deu! Hoje, durmo é no bafo, no friinho gelado da gota! Tenho culpa? Tenho culpa de poder comprar um bicho bom desse em dez vezes sem juro? Pois então? Se soubesse que a vida seria tão boa, nem teria brincado tanto de gangorra e ter tido tanto menino na minha vida, vote! Livrando os que num vingaram, os que morreram no parto ou morreram depois de nascido, ainda tenho uns treze vivo! Agora deram de querer estudar, ser doutor, ir pra faculdade, miorá ainda mais de vida, aí deixam aqui na casa da veia besta um bando dectraquino pra tirar o meu juízo, nam, ninguém merece, já dei de mamar o que tinha de dar! Agora fica esses netos aqui atazanando meu juízo, eu querendo aprender esse ponto de tricô pra fazer uma blusa igual a que vi na loja do shop pra minha neta e tudinho fica aqui fazendo a festa! Quem manda, quem manda eu ser besta e colocar a Internet! Pois então?! Num mandei me dá cabimento, comprei foi um computador porque quando quero jogar minhas cartas e ninguém quer, puxo meu jogo e jogo inté a panela depressão pipocar! Ainda me lembro de ontem, no oitão da casa, debaixo do poste da casa de minha vó a gente tudo brincando de baralho, só no jogo da sueca! Hoje em dia eu jogo é buraco. Minha mãe quando queria deixar um recado, pegava um pedaço do papel de embrulho, um lápis grafite, escrevia e deixava debaixo do pinguim em cima da tampa do pote ou da geladeira, hoje em dia, eu faço é uma ligação ou mando uma mensagem pelo celular. Num mandei fazer do pobre gente, se me deu asas, agora quero mais é voar, e voou! No Dezembro passado, peguei um avião e fui bater do outro lado do Brasil que nunca pensei que fosse! Pois então, eu que me criei em cima de uma carroça, já andei inté no ar! Sô besta não, tá entendendo?! Num mandei dá asa a cobra, agora tem que aguentar! Agora mais essas pestes aqui! Querem comer? É só pegar na geladeira, tá pronto e congelado, coloque no micro-ondas e pronto! Pode dar de comer as suas lombrigas e vê Sean me amola, tenho que aprender a enxergar direito com essas lentes porque óculos é coisa do passado! Quem mandou, quem mandou inventar uma tal de operação nos zói pra vei voltar a enxergar?! Eu que num sou besta, não perco é tempo, compro tudo congelado, boto na geladeira e quem quiser que se faça! Vou mesmo é ficar aqui espiando na tela do computador como é esse ponto do tricô, pense da coisa difícil! Acho mesmo é que vou me aquietar, pra quê quebrar a cabeça se posso comprar pronto! É pra isso que sou aposentada, quem mandou, quem mandou... Aiaiai, esse convencer todo me deu um abrimento de boca.... Pedim, Pedim, caim, vai arrancar chaboque na testa do seu irmão? Arranque, arranque condenado que acaba esse ponto eu arranco suas ureias...