AS AGRURAS DE UM VEGETARIANO

Sabe qual é a pergunta que mais ouço, em relação ao meu regime alimentar?

Se você não come carne de nenhum tipo de animal, o que come então?

Parece que todos se esquecem das frutas, verduras, legumes e cereais, quando não conseguem atinar com o que comem vegetarianos. Não se lembram das massas, do arroz ou feijão, purê, polenta, salgados e doces diversos, saladas, sopas e outros acepipes. Aliás, o que mais entristece um vegetariano é que quando o convidam para uma refeição em casa alheia, só lhe oferecem sopa ou salada. E ainda dizem: - Coma à vontade, que é tudo pra você.

Quando me deslocava muito por avião, a fim de realizar meus afazeres profissionais, era comum, alguns dias antes, solicitar comida especial, em viagens longas. Isso era facultado pelas companhias aéreas, em casos incomuns, e eu era incomum (meu regime, ao menos). Só que nunca vinha o que eu pedia, então não comia nada ou, quando os comissários eram meus conhecidos, ganhava alguma fruta ou salgadinho, para enganar o estômago. Porém, uma única vez veio algo diferente. A comissária, minha conhecida, logo depois que entrei no avião, veio me informar que viera uma marmitinha com comida especial para mim. Aguardei a refeição com ansiedade, e fui um dos primeiros a ser servido, mas quando ela veio com o potinho na mão e o abriu, saiu dali de dentro um cheiro tão forte (fedor, mesmo) que tomou conta de toda aeronave em segundos. As pessoas reclamavam, tapavam o nariz, não conseguiam comer, e houve até quem botou os bofes pra fora, por não agüentar a catinga.

Não sei o que tinha dentro daquela caixa de Pandora, mas nem urubu comia o troço.

Se olhar feio matasse, eu estaria esturricado em pleno vôo.

Devo detalhar que nem sou vegetariano, mas vegetarista.

A diferença está por conta de eu comer ainda ovo e laticínios.

Quanta saia justa já enfrentei por causa de minha alimentação. Gente que, por eu não comer carne, preparava peixe. O problema é que não como carne de nenhum ser vivo, e isso é motivo de mais desentendimento ainda. Há quem me sirva presunto, mortadela e outros tipos de embutido, porque isso, segundo alguns critérios, nada tem a ver com carne. Isso, sem contar que aves também representam, na cabeça dos carnívoros, uma opção vegetariana.

Existe uma profusão imensa de seguidores de regimes alternativos, como os crudívoros, que só comem alimentos crus, os lacto-pisco-vegetarianos, que comem laticínios, peixes e vegetais, os avi-pisco-vegetarianos, que comem aves, peixes e vegetais, e entre outros os que se denominam paleolíticos, que comem como os homens das cavernas. Quando me deparo com tantas vertentes alimentares, lembro do Pedro Malasartes, fazendo sua sopa de pedra, que de pedra só tinha o nome, pois pedia um monte de coisas gostosas para seus vizinhos, só para engrossar o caldo, e no fim a pedra era só figurativa, no meio de tanta comida inserida.

Certa vez, em uma cidade litorânea, entrei com amigos numa lanchonete e perguntei ao garçom se só serviam comida à base de carne ou havia alguma alternativa. Respondeu que tinha muita coisa sem carne e exemplificou, citando filé de pescada, camarão grelhado e outras comidas marinhas. Eu lhe disse que não comia bichos, mas só vegetais, e ele sorriu, dizendo:

- Então o senhor pode comer tudo isso que eu falei e mais alguns ainda.

- O senhor citou peixe e camarão. Isso é vegetal?

- Claro que é vegetal. Carne é que não é!

Num lugar onde consideram peixes, crustáceos e moluscos como vegetais, nunca será aconselhável comer. Por esse motivo, agradeci, dei uma gorjinha pra ele e fui embora.

Numa lanchonete em região serrana, pedi um queijo quente e o chapeiro me entregou um misto quente (com presunto). Reclamei que pedira queijo quente e ele confirmou que foi o que fizera. Mostrei o presunto e ele retrucou que não tinha como por o queijo sozinho na chapa para não grudar, então juntava o presunto e ficava tudo perfeito, mas era queijo quente.

Como argumentar?

Pior foi quando visitei alguns conhecidos em sítio ermo, e me serviram um pão caseiro, risoles e batata frita, porque sabiam que eu não comia carne. O problema era que todos esses quitutes tinham sido feitos com banha de porco, e em questão de minutos o piririri se instalou em meu intestino. Depois de quase virar do avesso no banheiro e empestear a pequena casa, com meus gases deletérios, fiquei de molho por dois dias e recebi a visita do casal, que achou por bem se desculpar, trazendo uma canjinha de galinha, pra ajudar em minha recuperação.

nuno andrada
Enviado por nuno andrada em 28/10/2015
Código do texto: T5430444
Classificação de conteúdo: seguro