QUEM NÃO TEM DE TER NÃO TEM.

UM FERREIRO MORAVA PERTO DO PALÁCIO E O REI TODOS OS DIAS OUVIA A CANTIGA DA MARRETA DO FERREIRO.

AO PASSAR DOS ANOS O REI OBSERVAVA QUE AQUELE FERREIRO NADA TINHA E PASSOU A DECIFRAR A CANTIGA DA MARRETA: "QUEM NÃO TEM DE TER NÃO TEM", " QUEM NÃO TEM DE TER NÃO TEM". E ASSIM, UM DIA MANDOU CHAMAR O FERREIRO EM SEU PALÁCIO E DEU-LHE UM SACO DE NAILION E ORDENOU QUE ENCHESSE DE OURO DO TESOURO REAL. MAS, LEVASSE APENAS O QUE PUDESSE.

ORDENOU, ENTÃO O MONARCA A UM DE SEUS CRIADOS QUE LEVASSE O FERREIRO ATÉ O TESOURO ACIMA DE UMA ESCADARIA.

O FERREIRO FICOU NO TESOURO REAL E COLOCOU TUDO O QUE PODIA LEVAR. DEPOIS QUE COMPLETOU O SACO EXPERIMENTOU O PESO E CALCULOU QUE PODERIA COLOCAR MAIS METAL. DESCEU O SACO DO OMBRO E COMPLETOU COM MAIS OURO. CERTAMENTE FICOU MUITO MAIS PESADO, MAS A GANÂNCIA DE TER MAIS FOI MAIOR QUE SUAS FORÇAS E QUANDO IA DESCENDO A ESCADA DO PALÁCIO, TROPEÇOU NUM DEGRAU E CAIU QUEBRANDO-LHE O PESCOÇO. SEM NADA E SEM VIDA, O REI OLHA AO FERREIRO E DIZ: "QUEM NÃO TEM DE TER NÃO TEM".

CARLOS JAIME e ESTÓRIA QUE O POVO CONTA
Enviado por CARLOS JAIME em 22/09/2014
Código do texto: T4972058
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.