Carreiro Chico *

As pessoas mais velhas da região de Vazante contavam que quando faziam viagens para buscar sal e querosene de Patrocínio, sempre iam em grupo de carreiros, a fim de trocar apoio nas estradas, caso precisassem. Naquele tempo não haviam cercas nem pastos para o pouso dos bois, então tinham de pastorear os bois durante a noite, para que eles não saíssem das proximidades. Carreiros e candeeiros se revezavam a noite toda. Mas, na região, existia um ve-lho (ou idoso, ou melhor idade... ‒ Eita, que agora tem sinônimo demais, sô!, mas a velhice é a mesma, só que com menos respeito) o famoso Chico José, e com ele era diferente. Quando soltavam os bois nos locais onde os carreiros escolhiam para a pousada, Chico José pegava os ajoujos de todas as boiadas e os arrastava, serrado afora, fazendo orações e marcando o setor para os bois pastarem. Após esse procedimento, todos podiam dormir tranquilos, porque os bois não ultrapassavam por onde haviam arrastado os ajoujos. São grandes os mistérios da vida.

* Trecho do livro: FESTAS DE CARROS DE BOI, do escritor Rogério Corrêa

Para continuar lendo acesse um dos links abaixo:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=82695479

http://www.amazon.com.br/FESTAS-DE-CARROS-BOI-ebook/dp/B00KB1PFR6/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1400115556&sr=8-1&keywords=festas+de+carros+de+boi

http://store.kobobooks.com/pt-br/books/festas-de-carros-de-boi/erVILtrCM0y9V0iFy2jt_g?MixID=erVILtrCM0y9V0iFy2jt_g&PageNumber=1

Boa leitura,

www.carrosdeboi.com.br

ROGÉRIO CORRÊA
Enviado por ROGÉRIO CORRÊA em 16/09/2014
Código do texto: T4964061
Classificação de conteúdo: seguro