O Matuto Apaixonado

Ele morava em uma ilha no povoado de uma cidadezinha de Alagoas, até os vinte cinco anos nunca havia saído da ilha, até que um primo já viajado e experiente o convidou para ir a capital conhecer o Shopping e as belas praias de Maceió. O matuto se empolgou com a viagem, lavou pela primeira vez a sandália havaiana e aprontou a mochila com os poucos trapos que tinha e chamava de roupas, seguiram viagem, muito calado e com os olhos esbugalhados prestava atenção a tudo que via de novo, se encantou com a cidade, os prédios, etc. Olhou para o mar e foi falando: - Eita Primo o dono desse açude deve ser muito rico. O primo explicou que não era açude e sim o mar, o matuto seguia maravilhado com tudo, até que o convite que tanto ele esperava aconteceu. E aí primo, vamos ao Shopping? O matuto quase com o coração na boca... Vamos, vamos sim! E foram ao chegar ele não parava de olhar para cima, e foram andando até que ele parou enfrente a uma loja feminina e ali ficou parado, o primo veio e estranhando a atitude do matuto perguntou: O que foi primo? Quer comprar um presente para a namorada? Ele todo vermelho respondeu que não, e saiu mais estranho ainda e em sua face, havia uma mistura de felicidade com vergonha, andaram muito, tomaram um lanche e o primo chamou o matuto para ir para casa dele, foram e durante todo o trajeto o matuto perguntava como fazer para voltar ao shopping no outro dia. O primo intrigado falou: Você gostou mesmo do shopping não foi primo? Ele meio envergonha falou baixinho: Foi. Os dias foram passando e o matuto todo dia ia ao shopping e não falava mais em ir embora. O primo começou a desconfiar das idas dele ao shopping e enfim, criou coragem para perguntar e o matuto muito encabulando, contou que enfim conheceu o grande amor da sua vida, era uma moça da loja, ela também estava apaixonada por ele, só que era muito envergonhada, ele tinha tentado puxar conversa e nada, ficava só olhando para ele, com um ar de riso, mas não falava e nem se mexia. O primo achando aquela conversa esquisita e pensando que poderia ser alguma pilantra querendo se aproveitar do matuto, pediu para ir lá conhecer a tal amada do matuto, ao chegarem ao shopping o matuto muito nervoso, foi direto na loja e apontando para o manequim falou: É ela primo não é linda? O primo sem saber se chorava ou ria, falou bem calmamente: Olha primo não é uma moça, aí é um manequim, uma boneca entende, não é gente. O matuto muito confuso e com lágrimas escorrendo em seu rosto, falou: Quero ir embora agora mesmo e nunca mais eu saio da minha ilha essa cidade é lugar de doido, botam boneco pra gente pensar que é gente e não roubar.

E lá se foi um matuto apaixonado por um manequim.

Tânia Suely Lopes
Enviado por Tânia Suely Lopes em 22/04/2014
Código do texto: T4778324
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.