Canavial...

Uma nuvem de poeira, parecia à explosão de uma bomba atômica. A origem, um estradão a perder de vista em meio a um canavial, no interior de são Paulo. Poeira, que provoca tosse, e alergias que anunciam os cortadores, e moradores dessa redondeza. Povo trabalhador! Não fazem corpo mole, seja o trabalho que for. Uma tosse fraca e sem força, veio em minha direção, uma menina muito magra, aparentava raquitismo. Corpo todo envolto por trapos, toda encarvoada, os olhos se perdiam em meio ao carvão, suor escorrendo pelo rosto. Indagou-me senhor o que faz aqui? Com essa roupa, tão branca, vai ficar igual a mim toda encarvoada. Sabe o que é. Já sei, Tá procurando o encarregado! Não, é que sou da capital, e me impressionei, nunca imaginei que fosse assim. Assim oque? Com expressão de medo. Não fique com medo moça! Afinal como se chama? Meu nome é: Lindaura! Bonito nome você tem... Então Como estava falando Lindaura, imaginava um lugar diferente. Você quer dizer sujo, e feio! Bom vivo em cidade grande, ar condicionado, cafezinho, tudo limpinho. Sim, más? Da cana vem açúcar, álcool, ou biodiesel certo! Sim, certo, e daí? Também a cachaça, e bebidas destiladas. Moço eu só corto cana, eu nem sei o que fazem com tanta cana, encarvoada que vejo, desde o nascer do sol, até a noitinha. Lindaura eu sou Feliciano, prazer! Desculpe não ter me apresentado. Lindaura você tem uma alma nobre, me fez ser mais Feliciano... Dando uma gargalhada. É brincadeira, quero dizer mais feliz do que já sou! Venho de convívio, onde todo mundo desfruta de seu trabalho. Quando adoçam, seus cafezinhos... Nem imaginam que saiu de suas mãos, aquele... Doce açúcar! Ao retornarem para seus lares, usam o combustível que você ajudou produzir! Mas tem o lado ruim. Sou uma pessoa boa, nunca fiz mal a ninguém! Com você está tudo certo; Ruim são aqueles, que adoçam seus cafezinhos, ficam no conforto de seus carros, e logo após estão bêbados. Não mostram amor pelo seu trabalho, suas vidas, e de seu semelhante. De onde vem o bem, também pode vir o mal, com uma diferença: O mal! Somos nós que deixamos a porta aberta, para ele adentrar.

Pitter
Enviado por Pitter em 16/03/2014
Código do texto: T4730583
Classificação de conteúdo: seguro