Cafezal

Bom dia, Joaquim. Bom dia meu bem, o galo já cantou? Que galo homem! Meu Deus, nem lembrei, ontem ao anoitecer, procurei... fui até o estradão, e nada! Será, que.... Não mulher, faz muitos anos que não vejo, uma suçuarana nem na redondeza. Joaquim, você sabe que sua mãe quem lhe presenteou, com o oracerta! Oracerta, era o nome do galo; mas esta é uma história que contarei em outra ocasião.Mamãe vai ficar chateada se souber, que oracerta desapareceu. Quim, pelo amor de Deus, você tem ideia do que aconteceu com ele? Nem em sonho Francisca.Vai buscar água na fonte, enquanto acendo o fogão...depressa homem. Cadê o balde? Serve este que tá aí, se fosse uma cobra, já tinha picado! Meu Deus, nem fale em cobra mulher, cafezal e casa de jararaca, quero ficar longe delas... Um balde tão ariado, que dava para se espelhar... a fonte, era tão próxima, que se ouvia a queda d'água. Está aqui Francisca, água fresca e natural... Toma seu café, que o seu: Milto já .... Joaquim, Joaquim? Falei homem, seu Milto tá gritando... Já vou! estou indo... Jogue milho no terreiro Francisca, e olhe se oracerta apareceu.Tchau, bom trabalho! vai com Deus, Quim. Bom dia! seu, Milto. bom dia, achei que estava dormindo Joaquim? Eu, nem dormi direito! Tá doente homem? Não, mas vou ficar quando mamãe saber que oracerta sumiu. Como sumiu! um galo daquele tamanho, não toma chá de sumiço. Bom, temos muito cafezal para capinar... depois penso nisso. Seu: Milto, pega nessa lera, que vou pegar na beira da estrada... Verga de café, na beira da estrada e só poeira que levanta quando passa um caminhão de boia fria. Estradão que parece sem fim... Bom dia, Joaquim! Que susto Zé.Tá com medo de que? De nada, e que estava pensando no cafezal. Quer comprar: queijo, melado, pão, mel, e galo. Calma, calma Zé! Fala devagar, você falou galo? Sim galo! Desde quando você vende galo? Desde ontem, não, anteontem. Você passou enfrente minha casa, ofereceu a Francisca? ela gosta desse pão caipira. Não e caipira Joaquim, e pão caseiro! Ela tava tratando as galinhas, e falou pra eu passar na volta! Esse galo, que tá vendendo, e vivo ou morto já depenado? É morto! limpo prontinho para ir para a panela. Vai ficar com um? é o ultimo, depois vou ter que, abater mais. Zé, too ficando nervoso home! O que aconteceu Joaquim, está tudo bem? É o oracerta, ele fugiu... e você sabe ele e de estimação, mamãe que.... Contou toda a história novamente. Não vendo galo velho, meus clientes só compram frango novo! Você tá me zombando Zé? Seu galo apareceu lá em casa, e estava se achando... o dono do terreiro, deixei ficar só um dia, ele e um belo galo! Você sabe, sou um homem de negócios.

Pitter
Enviado por Pitter em 09/03/2014
Reeditado em 02/01/2016
Código do texto: T4721222
Classificação de conteúdo: seguro