Bentinho é o Cabra!

 


Bentinho era  um cabra alto, magro, extrovertido, esperto e trabalhador. Quando solteiro, um raparigueiro, só se casou depois que deixou uma das namoradas embuxada.
Aí num teve jeito ou casava, ou o pai dela - homem da gota serena- acabava com sua raça.

Depois de casado, Bentinho criou juízo, enfiou na cabeça que daria à família, conforto e estabilidade. Então de tanto ouvir as resenhas dos amigos de Icó,no Ceará, resolveu tentar um empréstimo no Banco do Brasil.
-Por que será que ele escolheu logo o Banco do Brasil? 
-Elementar! 
-É que os demais têm dono! Rsssss.

Bentinho - esse era o seu apelido desde  criança - pois fora batizado com nome de João Bento, escolhido pela dona Jurema, senhora mais religiosa de Icó; tudo por causa de sua devoção ao apóstolo João e São Bento.
De manhãzinha, Bentinho tomou o primeiro pau de arara, rumo à cidade de Mossoró-RN para tentar o empréstimo, e assim, iniciar seu projeto de " pequenas empresas grandes negócios"; movido pelo sonho de se tornar um grande empreendedor.
De terno e gravata? Que nada! O coitado nem conhecia este tipo de indumentária. Foi mesmo de calça caqui e uma camisa xadrez desbotada que  possuía, há alguns anos, mas só usava aos domingos pra ir à missa.
Não sabia nem como entrar naquela porta giratória. Também, primeira vez que adentrava em uma agência bancária. Ficou todo enrolado, não sabia se ia, se voltava, ou se gritava de tão apavorado que estava. Até que o guarda percebeu seu jeito atrapalhado e o orientou como proceder naquela situação de conflito e confusão. Coitado, parecia mais um tatu encurralado.
-Oi Seu guarda! Mas que doideira sô. Nunca vi porta arrudiá assim como essa, oxente. Lá em Icó-CE, tem disso não, sô.
-Ma eu quero mesmo é conversar com o sinhô gerente.
 -Me diga, como faço pra saber quem é ele?
O guarda lhe respondeu:
- É só seguir adiante por esse corredor, a terceira mesa é a dele. Ai se ele tiver ocupado o senhor aguarda um pouquinho.
- Agradecido seu guarda.
E lá se foi o Bentinho, cheio de confiança a realizar o primeiro passo de seu investimento futuro.
_Chegou a sua vez Senhor! Exclamou a recepcionista. Pode chegar que o gerente lhe atenderá.
_Por favor, Senhor João Bento da Silva?
-Sim sô eu mesmo,seu gerente!
-Sente-se, por gentileza!
-O que o Senhor deseja?
-É o seguinte seu gerente. To precisando começar um negócio só meu, vim vê com o sinhô, se o Banco do Brasil pode me ajudar com um financiamento. Quero começar a criar cabra de raça, num sabe. Ouvi dizer que é um bom empreendimento.
-De quanto o Senhor precisa?
-De uns... Uns... Duzentos mil reais.
- Bem, então vamos lá, precisamos de alguns dados para preencher o formulário.
-O seu nome completo, por gentileza?
-João Bento da Silva, mas todo mundo me conhece como Bentinho de Icó.
-Casado?
-Sim Senhor.
-Nome da esposa, por favor?
-Maria Debarba da Silva.
-O Senhor pode me dizer o nome da rua onde mora?
- Travessa Maria Três Paus, em Icó,CE.
-O Senhor tem telefone residencial?
-  Não Senhor.
-Mas meu vizinho Pedrolitro tem. Ele é meu compadre e somos amigos.
-E qual é o número do telefone residencial desse seu amigo? Perguntou o gerente.
 - É ... (o Bentinho então registrou no papel)
-O Senhor tem celular?
- Também não Senhor. Mas meu compadre Pedrolitro tem.
-Número, por favor?
- E novamente Bentinho escreveu no cantinho do papel.
-Bem, preciso agora, do seu  e-mail?
-Tenho meio não sinhô, tudo meu é intero, vice?
-Sinto muito, mas não foi isso que lhe disse. Sem um e-mail é impossível fecharmos o cadastro.
Bentinho enfezado já levando e dizendo:

- Tá bom seu gerente, quer dizer que sem esse tal de meio num posso ter dinheiro?
- Infelizmente... Senhor. Peça uma pessoa pra cadastrá-lo no gmail, ou no bol, ou hotmail, tem também o Yahoo, enfim, o Senhor pode escolher, e depois, retorne para finalizarmos o cadastro.
-Desculpa seu gerente num é disso que preciso não. Eu preciso mesmo é de dinheiro na mão.
-É... Eu sabia que ia se difícil, banco só ajuda rico, mas tem problema não, eu sou brasileiro num desisto nunca. E pode escrever aí, um dia eu volto, não pra emprestar dinheiro, mas pra aplicar, vice seu gerente.
Saindo dali o Bentinho decidiu começar com o dinheiro que tinha. Ou seja, dez reais. Comprou umas laranjas e começou a vendê-las no grito - Quem quer comprar laranja doce que nem mel!
O danado não tinha vergonha de gritar pelas ruas, oferecendo seu produto.
E assim, ele vendeu as laranjas e ganhou vinte reais. No dia seguinte, investiu na compra de ovos  e uvas. E saiu a gritar: _ Quem quer comprar ovo e viúva boa!  É aqui com Bentinho, ovo e uva boa, quem vai querer levar?
 Vendeu de tudo o danado: ovos, uvas, abacaxis, fumo de corda, galinhas, etc. Cada dia Bentinho aplicava o capital ganho, na compra de outros produtos. Trabalhou duro, anos a fio. Passado um tempo, homem já maduro, ele se reencontra com o gerente do Banco do Brasil, no aeroporto, da cidade de Recife. O gerente passou por ele sem o  reconhecer, mas ele fez questão de ir cumprimentá-lo.
- Mas veja esse mundão é pequeno mesmo. (pensava consigo).
Olha só quem eu encontro, por aqui, depois de tantos anos...

Não hesitou em aproximar-se do tal gerente  e perguntar com fineza:
-Por gentileza, o Senhor ainda é o gerente do Banco do Brasil, na cidade de Mossoró?
-Não, agora trabalho pra uma agência de viagens internacionais, em Feira de Santana, na Bahia.
-Mas... Pera aí (retrucou o gerente) eu me lembro de tê-lo visto em algum lugar, só que não me recordo onde foi...
- Ah! Por acaso não foi em Varanasi, na India?
- Não... Acho que foi...  Acho que foi no Haiti!
-Também não...
-O Senhor me conheceu em Mossoró-RN, há muitos anos, quando morava em Icó, precisei de um financiamento para o meu primeiro empreendimento. Só que eu não possuía e-mail, lembra-se?
- Claro... Claro! Lembro que o Senhor ficou chateado por não efetuarmos a transação.
Pois é seu gerente se eu tivesse, naquela época, um e-mail eu não teria chegado aonde cheguei. Aquele foi o motor que me impulsionou a correr atrás do meu sonho; o desejo de ser o que hoje sou. Com a graça de Deus, um bem sucedido empreendedor.
Sou o caprinocultor mais conhecido do nordeste.
Trabalhei duro pra chegar até aqui.  E me estabeleci como criador de cabras.

Hoje tenho uma boa estabilidade financeira. Aplico o lucro em imóveis. Viajo por todos os estados desse Brasil, e até paro exterior. Tenho fornecedores e compradores de cabras na Europa, na América Central e parte do continente Asiático.
Sou  tecnólogo, graduado em administração de empresas, pós-graduado. Às vezes me convidam para participar de conferências nas universidades, e ao final eu sempre digo assim: 
- Lembrem-se dessa máxima universitários:

 “O único lugar que o sucesso vem antes  do trabalho, é no dicionário!”