OS QUATIS

Para quem nunca viveu na roça talvez não saiba o que é um quati. O Quati é um animalzinho pequeno, pesando entre 3,5 a 6 quilos, possui um nariz comprido fazendo lembrar o Pinóquio e é daí a origem do seu nome “Quati” pois na linguagem tupi Akwa’tim significa “nariz pontudo”, uma referencia ao nariz do animal. Eles vivem em bando de 4 a 20 animais, se alimentam essencialmente de frutas e pequenos insetos da mata, mas em épocas em que as frutas são escassas podem tornar-se carnívoros, comendo pequenas aves e seus ovos. O quati tem um coloração escura variando do cinza ao preto, possui longas caldas claras com sete ou oito anéis de coloração mais escura dando um bonito tom, quando estão caminhando em bandos pelos prados, ficam com a calda em pé, formando um ângulo de quase noventa graus em relação ao corpo, gostam de permanecer trepados em arvores, geralmente também onde dormem. Estes pequenos animais tem uma particularidade que poucos conhecem, ao som de um estampido, quer seja uma arma de fogo ou outro objeto, mesmo que não seja em sua direção e que não tenha atingido nenhum, eles soltam suas mão dos galhos onde se apoiam e caem no chão o bando todo no mesmo instante e rapidamente desaparecem em meio a mata ou ao capinzal.

Vai daí que o caboclinho recebeu naquele dia em sua paioça, um compadre lá da cidade grande, que veio lhes fazer uma visita mas com o firme propósito de fazerem juntos uma bela caçada de codornas por aqueles campos e assim foi feito.

Domingo de manhãzinha, após tomarem o café reforçado, cada qual pegou sua traia de caça, o compadre da cidade uma bela cartucheira, cinturão de cartuchos e uma ajeita bolsa de couro onde guardava os demais apetrechos de caça, o caboclinho por sua vez, muito orgulhosamente pegou sua “rabo de cutia”, espingarda quase que artesanal de socar pela boca, sua mucuta feita de saco de açúcar onde trazia uma latinha toda enferrujada onde grudava o chumbo, outra com pólvora, a caixa de espoletas e claro que não podia faltar a bucha para recarregar a espingarda e uma garrafa de cachaça, e foram para a tão falada caçada de codornas.

Após caminharem algumas centenas de metros do casebre, numa enorme e frondosa arvore e trepados nela um bando de Quatis pareciam se deliciar com os raios solares daquela manhã, o compadre da cidade ao ver a cena não resistiu, mesmo contra gosto do anfitrião, mirou na direção dos animaizinhos e disparou um tiro. Imediatamente a quatizada despencaram da arvore, boquiaberto com o feito, falou ao caipira;

__ Compadre do céu, vamos voltar para pegar uma carriola pra levar a caça embora.

O caipira que parecia inabalado com o ocorrido pois conhecia como ninguém aqueles matos e aqueles bichos, em tom de irônico disse

__ Carma cumpadi, vamo primeiro ajunta os bichim morto, adepois nois vai busca a carroça, num é memo?

O caçador não pensou duas vezes e saiu correndo para conferir sua façanha mas, para espanto seu espanto, aos chegar debaixo da arvore não encontrou quati nenhum e só tempos depois é que o visitante ficou sabendo como esses animais agem.

Maciel de Lima
Enviado por Maciel de Lima em 04/07/2013
Código do texto: T4372523
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.