O CASTIGO DA MULA

O homem do campo sempre procura explicações para as coisa inexplicáveis da natureza e tudo leva para o lado religioso e foi num ambiente desses que eu nasci e cresci e me lembro que certa vez estávamos brincando no terreiro a sombra de um frondosa guaiuvira, vovó já com seus noventa e tantos anos de idade, apesar da idade o homem era forte, e só veio falecer com seus cento e seis anos a partir da data do registro de nascimento, mas segundo ele mesmo, fora registrado já tinha quase dez anos, tradição do povo antigo, mas verdade era que lá estava vovó, usufruindo do frescor daquela tarde, igualmente a sobra da velha e frondosa arvore. Sentado em sua cadeira tecida de taboa, olhar perdido na imensidão do tempo, parecia nem prestar atenção na brincadeiras dos netos.

No pasto ao lado a velha nobreza pastava sossegadamente, era um mula que de tão velha já estava com a pelagem grisalha, marcas da idade, mas meu pai, homem de respeito com as coisas de Deus e comentava sempre que a velha mulinha lhes prestou muito serviço, trabalhou duro por longos anos e agora merecia viver em paz e dizia:

__ A nobreza vai morrer de veice no meu pasto.

Vovó parecia observar mais os animais do que nós que estávamos ali jogando bolinha de gude, quando derrepente, num instalo ele perguntou

__ Isminino, os ceis sabe por causo de que as mula não dão cria?

Para nos era novidade, apesar de ja sermos mocinhos como ele próprio dizia, nunca tínhamos ouvido dizer isso, mas vovó afirmou com tanta veemência que nem questionemos o seu colóquio e Paulinho, os mais sapeca e curioso dos netos perguntou:

__ Porque Vô?!

E ele explicou

__ É porque quando Nos’Sinhora táva fugino do rei perverso qui quiria mata o menino Jesuis, ela tava muntado numa mula qui nem a nobreza e memo seno mansinha, si assusto cum uma foia seca qui o vento levanto du chão, refugo, deu uns pinoti e dirrubou Nos’Sinhora i o menino Jesuis nu chão, pur causo disso Deus castigo dizeno qui desse dia im diante as mula nunca mais seriam mãe e diassim foi, pra mode que, a Palavra de Deus é uma só, vice!

Coisas dos sertanejo?!?!?!

Maciel de Lima
Enviado por Maciel de Lima em 31/05/2013
Código do texto: T4318962
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.