O GAUCHO E O MINEIRINHO

Neste pais de dimensões continentais chamado Brasil há uma miscigenação de raças, costumes e trejeitos e isso na maioria das vezes, leva o morador de um determinado estado da federação por qualquer motivo banal, se sentir superior ao de outro.

Verdade é que certa vez um gaucho endinheirado foi parar numa pequena cidadezinha do estado de São Paulo e por lá se estabeleceu tornado num pequeno fazendeiro, criador de gado conhecido por todos, por lá também um mineirinho adquiriu uma pequena propriedade rural onde da agricultura tirava o sustento para sua numerosa família, homem trabalhador e muito honesto, também ficou conhecido no pequeno lugarejo.

Um belo dia o mineirinho foi a venda do povoado para compra dos gêneros de primeira necessidade, coisas que a roça não lhes oferecia, o gaucho montado em seu belo cavalo impecavelmente arreado, desfilava orgulhosamente pelas ruas do lugarejo e passando em frente a venda, sentiu a goela seca e apeou para um mata bicho.

La dentro do estabelecimento deu de topa com o mineirinho que já se preparava para voltar ao lar, percebendo a aparente fragilidade do homem, como na venda havia varias pessoas, aproveitou a oportunidade para ferir os melindres do pobre homem, difamado o estado de origem do caboclinho e elogiando o seu berço natal, dizia:

__ Bah! O Rio Grande do Sul e diferente das Minas Gerais, Tiche! Lá no Rio Grande do Sul só tem homem macho, Tiche!

O Mineirinho a principio não deu muita trela as provocações do gaucho, mas este insistia nesta balela:

__ Lá no Rio Grande do Sul só tem homem macho tiche!

Esta conversa foi aos poucos incomodando o mineirinho que sentiu não poder deixar sem resposta o insulto do pomposo gaucho e, apesar de ser uma pessoa calma e um tanto quanto acanhada, retrucou:

__ Uai siô, puis oia pro sinhô vê, sabi qui lá nas Minas Gerais tem muita muiê fêmea i graçazadeus, num é qui nois si dá muito bem com elas, siô!

A pequena plateia caiu no riso, o mineirinho pegando seu picuá de compras, despediu de todos e foi embora, o gaucho engoliu a seco, desenxabido, pediu mais uma dose, mandou goela abaixo e também se foi.

Maciel de Lima
Enviado por Maciel de Lima em 15/05/2013
Código do texto: T4292685
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.