conto de Maria Rosa capitulo23

Capitulo 23

conhecendo a filha do patrão e que vendo a Gracinha com uniforme de empregada, estava estatelada num sofá, conversando com a patroa.

E a Luiza mais faladeira, comentou, __vamos falar com a cozinheira e ela reclama a patroa, assim fiseram, foram as duas para a cozinha e já fiseram as fofocas.

É Mara disse. __Fiquei sabendo que aqui tinha uma empregada para nos auxiliar, mas a empregada que esta até com um uniforme e o emblema da fabrica em vês de nos ajudar, nos serviços da casa, permanece no meio dos patrões, ate parece da família.

Deviam era a obriga-la a fazer os serviços da casa e vir ajudar nos.

Acozinheira dona Jacinta, mais a copeira Betty foram espiar de perto a moça, de quem as arrumadeiras falavam e dona Jacinta olhou bem o filho o molequinho, o famoso Zé Riquinho que também era filho do Dr. Cury. Depois olhou para as empregadas e disse.

__Mas porque será que a moça, filha do magnata esta vestida de empregadinha.

O senhor Dr. Godofredo que estava atrás das empregadas e ouviu esse comentário, e disse sorrindo e puchou da carteira e deu cinqüentinha para cada uma e falou.

__Quero que fiquem caladas, não conte para ninguém que viram aquela empregadinha.

Ali no sofá com os patrões, mas se falarem, eu corto suas línguas pessoalmente.

Inclusive não autorize ninguém entrar aqui sem antes me comunicarem.

As mulheres empregadas deixaram o senhor Godofredo, ali na entrada da sala e voltaram para seus afazeres e dona jacinta falou as duas arrumadeiras que estavam reclamando da Gracinha e disse.

__Aquela empregadinha não é mais ninguém que a própria filha dos patrões, por isso fiquem de bico fechado como o senhor Godofredo mandou.

É “melhor” para nós todas ouviram. E assim cada qual foi cuidar de suas obrigações.

Assim passou se o dia as empregadas cuidando de seus trabalhos e o casal Cury, e dona Maria Rosa, mais o senhor Godofredo curtindo ali a moça do café, a Gracinha, uma hora ela estava no meio do pai e da mãe outra hora ao lado de seu avô. E assim passou a quinta feira.

Na sesta feira o pai e o avô queriam saber, a respeito da fábrica já que a filha andava por todos os lados e em todos os escritórios.

E podia escutar e ver muita coisa.

Capitulo 24

Essa fabrica era de fazer peças para montagem de maquinas e carecia que suas maquinas motrizes estivesse bem instalada para que as peças fossem de precisão. E Gracinha disse.

__Bem pai e vô! Segundo informação de uns empregados velhos, da fabrica quando o nosso gerente era o Dr. Pasquale e os homens das manutenções eram também da fabrica, as maquinas tinham precisão. Que hoje elas não têm, mais.

Segundo esse empregado o senhor Vitório da Elétrica e o senhor Walter da mecânica.

Esses dois empregados me disseram. Que hoje com o novo gerente a qualidade da manutenção caiu muito. Com esse Dr. Lopes que aqui chegou, fez um reboliço na fabrica, mandou todos da manutenção embora e só contrata firma externa.

A qualidade das maquinas caíram muito, antes tinha manutenção preventiva que via se as mesmas precisavam substituir os rolamentos e se a respostas era sim elas eram imediatamente substituída.

Isso hoje não mais acontece à mesma maquinas estão com rolamentos tão gasto que até eu que sou leiga já sei que as mesmas estão na hora de ser trocadas.

E o senhor Cury então falou. __Pai na segunda feira o senhor marque um horário com esses dois homens e também do o senhor Dr Lopes, pois quero uma entrevista com eles e também com o gerente, o sábado estava ainda inteiro quando tocou a campainha e uma das arrumadeiras foram atender e depararam com uma mulher de seus quarenta e cinco anos ali e dizendo-se que era a chefa das serviçais da fabrica e queria ver os serviços da senhorita Gracinha.

Mas como a ordem do senhor Doutor Godofredo era para não deixar entrar ninguém, sem ele ser avisado antes a faxineira mandou ela esperar, lá fora que iria avisar os patrões.

E dona Helena falou. __Eu estou dizendo que sou a chefa das moças da fabrica e a perua que me trouxe aqui o tem o emblema da fabrica porque eu não posso entrar.

E a arrumadeira respondeu. __Porque são ordens do meu patrão, senhora. Por favor, aguarde só um momento.

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 08/07/2012
Código do texto: T3766533
Classificação de conteúdo: seguro