O DEFUNTO VIVO

O DEFUNTO VIVO

O ano era 1988. Mesmo ano em que o saudoso Ulisses Guimarães levantou a Constituição brasileira e bradou alto e em bom tom: muda Brasil! Hoje Ulisses está no fundo do mar. E a Constituição rasgada com tanta emenda e comenda.

O meu personagem - um cabo do 1º Batalhão, sediado em Belo Horizonte – morreu e ressuscitou como Jesus Cristo, no Hospital Militar mineiro. Calixto Oliveira, depois de um fausto banquete regado a muita cachaça da roça sofreu uma convulsão e uma parada cardíaca.

Ele, esquelético, estatura mediana, parco de recursos financeiros, no momento do episódio, debruçado à mesa da rancharia, foi socorrido pelos amigos ao Pronto Atendimento do HPM (Hospital da Polícia Militar). Já passava da meia-noite.

Em ali chegando, o defunto, mais morto do que vivo foi examinado por um médico-residente que de estetocópio ao ouvido tomou-lhe o pulso e o coração e diagnosticou: coração parado. Mortinho da silva...

Então o corpo inerte, mas ainda quente, foi levado para o necrotério hospitalar. O cabo Calixto tinha batido as botas. A viúva foi comunicada. Os parentes foram avisados. A bandeira foi preparada. Os amigos do cabo defunto encomendaram coroa de flores. Enfim, o velório e a solenidade para o funeral foram preparados e tudo o mais que o defunto tinha direito legal e humanístico.

E a noite corria solta. O defunto, no necrotério, na pedra de mármore fria.

O dia amanheceu.

Era hora do café na casa do falecido Calixto. A conversa era baixa e monótona. O sol já se tinha levantado.

E eis que a porta da cozinha se abre repentinamente e ele apareceu vivinho da silva: o Cabo Calixto em pessoa física.

Alguns presentes ainda sonolentos esfregaram os olhos para acreditarem no que estavam vendo. E era verdade: o cabo Calixto não tinha morrido. Ele estava ali junto aos seus ao vivo e a cores. Alguém ainda disse: Calixto, você está morto. E ele respondeu: morto só se for de fome.

Hoje o cabo Calixto ainda está vivo, reformado, se chama Vivaldo Calixto de Oliveira e é motorista de táxi, nesta capital.

Limagolf. F I M.