“Prosa de cabocro”

Cairlim era um minino muito bão, era sim, quando precisava muntava ni Navio ia na Canjica e vortava num instantim. Cairlim era bão sim. Cê querdita qui condo o querosene, açúca e sár acabava , ele vinha cum o carção insebado, isso era, pulava pro lombo de Navio, prindia as perna qui nem graveto e rompia feito um raio. A sodadi daquela época dói feito coice de uma mula, dói sim. Tiadim de Cairlim, ele juntava lenha nu pasto, tratava dus animars,i era bão pra cachorro quela época ,era sim. Mar tem uma coisa , condo Federino chegava com o caminhão do patrão tumém era festa qui só veno. Eli dava xepa pra nóis na buléia inté os terreno de Ponfúcio.Esse aí era coisa ruim isso lá era sim. E eu nas graças de Deus e Nossa sinhora Perecida era filiz feito pinto nu lixo, era sim. Nóis tinha fartura, oia condo nóis tombava uma novia ou um capado era suado mas juntava tudo e distrinchava o bixo. O cheiro do toicim fritano pra tudo qui é banda, vixe isso era bão sim. Leimbo us beiço condo matuto a farofa de miolo, figo, humm! A siriema guinfava nu campu, xente era bão por dimais era sim. Condo a gente punhava os zóio dispois das porteira a vista era boa, era istampa de um mundo verdi, bunito qui só veno! Agora só ocalipo. Essi povo da cidadi grandi possou de nossa terra , pareci qui es comi só foia de ocalipo, parece sim. Cairlim, hoje ismurece de ir na Canjica condo nóis pricisa. O ar fica inrustido no meio dos ocalipar. A língua do sór queima mais ligeiro, queima sim. Ês acabô com as fruitas do campo, articum cagão, murici, cagaita, malmelada de cachorro, tem mais não .Ói, inté as serpenti num sai mais dus murudum de cupim. Im vorta di nóis as labaredas vira cairvão vira sim. Mas ó podi falá mui não ês diz qui é em favô de um tár progressu. Falo tumém qui nossa prosa tá trapaiada, qui nóis num sabe falá cê querdita? Pois foi sim sinhô. Mar ligeirim vou dexá um recado procês , mió eiscutá nossa prosa cabocra qui cumê foia de ocalipo é sim......

Sodadi de Cairlim muntado nu Navio, cus cabelo rodopiano no ar puro di nossa terra tenho sim..............