Perceber as árvores na vida

Dia desses voltando pra casa depois de um duro dia de labuta, uma amiga que me acompanhava apontou uma linda árvore em frente ao ponto de ônibus, local onde passamos diariamente. Ela me disse: Que linda essa árvore! Florida! Nunca tinha notado.

Olhei em direção onde ela apontava e avistei a bela árvore. Envergonhada respondi “Nem eu. Nunca a tinha percebido...”

Só pude pensar na minha pequenez: O que estamos fazendo com nossas vidas? Andamos sempre apressados sem tempo para nada. Não valorizamos direito as coisas, não sentimos, não percebemos... Perdemos diariamente a chance de sermos felizes mesmo que por alguns minutos. Desperdiçamos nosso tempo com aquilo que não nos traz a verdadeira felicidade. Gastamos nosso dinheiro com futilidades enquanto a vida vai passando. Nunca estamos satisfeitos e penso que seja apenas pelo fato de que a felicidade habita nas coisas mais simples.

Enquanto eu esperava o ônibus não consegui mais tirar os olhos daquela árvore linda, florida, simples e porque não alegre. Sim, ela era alegre na sua simplicidade. Estava ali me provando que independente se alguém a admirasse ou não ela continuava de pé majestosa a exibir suas lindas flores.

Assim fui pensando no caminho de volta pra casa o quanto ultimamente me prendia em decepções, ilusões, angústias, enquanto aquela simples árvore estava ali firme e forte e, se não fosse minha amiga, talvez nem a tivesse percebido ainda.

Pensava como algumas pessoas perdem seu tempo buscando um maior número de amigos, mas não valorizam aqueles que já estão consigo. Importam-se mais com quantidade do que com qualidade em diversos aspectos. Nunca estamos felizes com o que temos. Estamos sempre buscando e muitas vezes nem sabemos o quê.

Que eu perceba mais as árvores no meu caminho. É o que também desejo pra você.