O PAPAGAIO DE MULETA E O PUXA SACO

O PAPAGAIO DE MULÊTA E O PUXA SACO

Lá pelos anos setenta, época em que eu trabalhava na roça. Certa ocasião estava alguns trabalhadores e eu numa roçada de pasto. Havia entre nós um cabra muito tagarela. Daqueles que não encontrando aonde desferir o veneno da língua morde o próprio o rabo.

Contava nosso amigo língua solto, que na fazenda onde trabalhara anteriormente, tinha um seu colega tão puxa saco, que certo dia pousou um marimbondo nas costas do patrão, ele apanhou o inseto pelas assas, levando sobre seu próprio braço e afirmando: - ferroa em mim seu imbecil deixe meu patrão em paz miserável! Minutos após ele exibia o inchaço do braço se gabando por ter livrado o patrão da incomoda situação. Contestado por sua estória, nosso amigo proseador afirmou que dias após, o mesmo puxa saco, quase inutilizou a melhor mula da fazenda, ajudado por outro colega tão puxa saco quanto ele. Só não realizaram o intento porque foram interceptadas com a chegada do capataz da fazenda. Interrogados, responderam que o animal merecia ter as pernas cortadas, e viver o resto da vida em uma cadeira de rodas, por ter desferido um coice no patrão, hospitalado com a crueldade do animal.

- Você, alem de mentiroso é um grande idiota! Afirmou outro colega; - onde já se viu mula em cadeira de rodas? – Mentiroso não! Se lá já tem um papagaio de muleta por que não, a mula numa cadeira de rodas? - Nem vou dizer mais nada você acha que nosso ouvido é pinico? – Acredita quem quizer, mas que lá tem um papagaio de muleta tem!

Aconteceu numa festa na fazenda. Roubaram à pobrezinha da ave. O cara muito bêbado, na travessia da pinguela do córrego ela meteu bico no ladrão ele caiu dentro do córrego, a bichinha escapou e escondeu dentro de uma moita de espinho dagulha. Coitadinho estrepou o pé quase morreu! Sorte que no outro dia passou por lá um garoto ouviu uma voz de lamento vindo da moita:- puxa Chico... Ai ta doendo Chico... Devegar Chico... Ta doendo Chico! Amedrontado o garoto correu até a fazenda dizendo haver uma moita mal assombrada à margem da estrada. Foram conferir e realmente lá estava àquela voz de lamento a gritar - Chico devagar Chico! Chegando pé ante pé, vira o papagaio deitado de costas, e um pássaro preto puxando o espinho com bico tentando salvar o amigo. Ao perceber a presencia humana voou, se juntando ao bando. Levaram o papagaie pra fazenda. Sendo o filho do patrão veterinário, pra salvar o cravo amputou sua perninha. Ele sarou logo, mas ficou triste e deprimido. Um capetinha de um moleque neto do patrão veio passar férias na fazenda, cismou de fazer uma muleta pro bichinho... Credita que deu certo?

– Ninguem aqui não acredita nada! E se tu não parar com esta mentirada sou capaz de amputar seu pescoço com esta foice, ou então cortar essa sua língua grande! – Afirmou um dos presentes.

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 05/04/2010
Código do texto: T2178196
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.