O DOUTOR SABE TUDO

O DOUTOR SABE TUDO

Doutor Sabe Tudo foi um apelido que deram a um médico, muito patriota que nasceu numa cidadezinha fincada no meio da mata em pleno sertão. Único lugar que não era perto de nada e ficava longe de tudo. Ali só o curandeirismo funcionava. A população se valia dos chás, banhos, benzeduras e simpatias, para curar a enfermidade epidemiológica que, aliás, não eram poucas. Havia um curandeiro que cozinhava um taxo cheio de inumeras raízes e todo paciente de mamando a caducando, que o procurava, era tratado com aquela mesma tiborna independente do mal que o afetava.
De volta a sua terra, o médico instalou seu consultório na cidadezinha. Tentado, como bom cidadão, dar algo de si aos seus conterrâneos através do seu trabalho. Aquela gente subnutrida, sofrida muito humilde, muitos cheios vermes e outros parasitos, logo melhoraram sua aparência, orientados pelo médico. E o sertão lhe deu fama. Ganhando também o titulo de doutor sabe tudo.
Mordido por ter sido desbancado pelo médico, o curandeiro que era o mais famoso daquela paragem, cismou em desbancar o doutor. Dirigido ao consultório... Foi atendido. O medico logo quis saber qual o mal que o afetava. No que ele logo disse: - é o seguinte doutor todo o dia me dá um sono danado eu deito na cama, durmo bastante, quando eu acordo o sono acabou, chegando à noite a mesma coisa, isso ocorre, já muitos anos, estou preocupado será que há cura doutor? - Sim senhor tem cura sim! Mas eu nem vou prescrever a receita, você passe na venda compre dois metros de corda, lá na praça tem uma arvore de jatobá sabe qual? - Sei sim doutor!- Pois bem suba nela escolha a galhada mais resistente, amarre nela uma ponta da corda, com outra faça um laço passe no pescoço e solte o corpo... Garanto-te nunca mais vai ser tratado por este mal que te afeta! Mais alguma coisa? – Há sim doutor tem outra! Todo dia sinto uma dor. Ela faz de conta que dói, mas não dói! Bom ai já depende de eu prescrever! Você passe na farmácia e compre este remédio prescrito nesta recita, a hora que a dor fizer que dói, mas não doer, você faça de conta que toma o remédio, mas não tome!
O sacatrapo foi saindo o médico o chamou de volta. - Você não pagou a consulta! - Há eu faço de conta que pago mais não pago!


Imagem: Arquivo pessoal1
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 01/02/2010
Reeditado em 10/07/2020
Código do texto: T2062995
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.