A surra que Mamãe me deu

Naquele tempo não existia galeto, o que existia era frango ou franga que por sua vez eram os filhos das galinhas, quando deixavam de ser pintos ou pintas e não eram ainda galo nem galinha.

Dos frangos se tirava o futuro galo e o resto era capado e virava capão.

As frangas viravam galinhas, se poedeiras escapavam, se não iam para o fogão.

A criação da Mamãe era o bastante para nos suprir de ovos e de uma gorda de vez em quando, que era como se comia galinha naquele tempo.

Mas nem tudo é azul, nosso vizinho de sitio também criava as penosas e os pintos coitados se misturavam, ou bichinhos burros não sabiam nem quem era sua mãe, tinha galinha que saia do ninho com oito filhos e voltavam na solidão, enquanto outras caridosamente adotavam os perdidos.

A única maneira era não por para chocar as nossas ao mesmo tempo das do vizinho, pois depois de uma semana de nascidos eles não se perdiam mais, funcionou por um tempo, depois começou as coincidências das ninhadas e não teve jeito de evitá-las.

Solução drástica, Mamãe combinou com o vizinho que todas as crias de suas galinhas teriam uma falange do dedo mínimo cortado antes de sair do ninho.

Funcionou por um tempo, depois apareceram pintos com duas falanges cortadas e o vizinho explicou, que para não ter dúvidas ele estava cortando duas para dos dele para poder separá-los dos nossos, que só tinham uma, ficou difícil contornar a situação, pinto só tem quatro dedos, Mamãe era honesta, só ele podia ser o ladrão.

Reunião do conselho dos defensores do patrimônio... Conclusão final.

Todo pinto que tenha dois dedos cortados deve morrer.

Foi o maior pinticídio da história e seus executores deviam permanecer anônimos para sempre.

Suspeitas não condena ninguém, ia tudo bem, até que ouvi um grito pegueeeei, eu sabia que eu pegava seu cabra safado.

Era a filha do vizinho, testemunha ocular, no instante que soltei o couro do estilingue, no qual escondida sem que eu soubesse estava uma pedra, que caprichosa como só vendo, foi de encontro ao peito de um mutilado,

Não teve jeito, passei o dia escondido, mas não teve jeito, levei uma surra pública, alias foi a única da minha vida.

Mamãe chamou os vizinhos para verem como se exemplifica um filho.

Na varanda de casa com uma corda de agave me bateu até cansar, para minha sorte ela era muito ruim de pontaria e a considerar os gritos que eu dava, não foram proporcionais as dores, pois fiquei sem nenhuma marca de corda no corpo.

Sem marcas, mas humilhado.

Reunião do conselho dos defensores da tribo...

Ninguém cortaria mais os dedos dos pintos nem os mataria, mas essa foi a gota d'água, esse vizinho já nos devia e merecia ser castigado,.

Onde já se viu isso?

Conclusão final.

Perturba-lo a qualquer custo.

Mamãe acabou com a criação e nós com o sossego dele.

Só quem não gostou quando a família se foi, foram nosso tio e os manos e primos mais velhos.

Aí Jesus...

Ela é muito gostosa.

Ouvíamos estes lamentos de vez em quando das bocas deles, quando baixinho comentavam a ausência da dona do grito que me flagrou.

Eu não entendia o que ela tinha de gostosa, a meu ver parecia uma vara de bater pecado.

Raeu

1991