Desafio literário = A PEDRA = "A PEDRA GRANDE"

Clotilde era apaixonada pelo Durvalino, um rapaz muito bonito, muito bom, mas muito pobre.

Ele era garimpeiro e dizia a Clotilde que um dia encontraria uma pedra grande e ficaria muito rico.

O pai de Clotilde não aprovava o namoro, mas não se achava no direito de proibir. Apenas aconselhava:

- Ele não vai poder lhe dar a vida que está acostumada. Você vai sofrer.

- Eu gosto dele, não tenho medo da pobreza. Um dia ele vai encontrar a pedra grande.

- Isso é ilusão. As pedras realmente valiosas são raríssimas. A maior parte dos garimpeiros vive e morre na miséria.

Mas Clotilde não ouvia seus conselhos. Gostava do Durvalino e achava até romântico começar a vida do nada e depois... Um dia... Ficar muito rica...

Um domingo, o Durvalino convidou-a para conhecer sua família que morava em um acampamento de garimpeiros.

Era um lugar horrível e Clotilde ficou profundamente decepcionada.

A mãe dele, desiludida, falou com amargura do sonho da “pedra grande” que embalou toda a vida do marido e agora estava acabando com a juventude do filho.

Todas as pessoas que Clotilde conheceu, vizinhas e amigas que vieram ver a namorada do Durvalino eram muito parecidas. Todas eram empregadas domésticas ou lavavam roupa pra fora enquanto os maridos passavam os dias procurando a hipotética "pedra grande"

Clotilde não podia imaginar-se nessa situação. Como pode pensar que seria romântico compartilhar de sua pobreza?

Não! Não era essa a vida que ela queria.

A partir daí foi se afastando, dando desculpas para não encontrá-lo e o namoro acabou.

O Durvalino demorou em aceitar o rompimento. Procurou muito por uma reconciliação. Mandou bilhetes, recados o que tornava as coisas mais difíceis para Clotilde que também estava apaixonada por ele, mas achava que devia ser firme. Pertenciam a mundos diferentes. Nunca seriam felizes juntos.

Passou algum tempo e, um dia, a notícia correu de boca em boca e não demorou para chegar até ela.

Durvalino encontrara uma pedra enorme. Estava rico!

Clotilde exultou. Agora sim! Tudo ia dar certo.

Não teve dúvida. Escreveu-lhe uma longa carta dizendo que nunca o esquecera, que ainda o amava, etc.

Sua resposta foi lacônica:

Infelizmente já era tarde. Estava namorando outra moça e era com ela que ia casar-se.

Maith
Enviado por Maith em 16/07/2009
Reeditado em 18/07/2009
Código do texto: T1703083