Causo da Vaca

Nas cidades do extremo sul de Minas Gerais é comum por ocasião da primavera ocorrerem temporais com queda de granizo e ventos muito fortes. Além de causar diversos danos às plantações e edificações, essas fortes chuvas também podem causar fenômenos curiosos como este que vou lhes contar.

O tempo estava feio naquela tarde. Era só olhar para o lado da Pedra Negra e o céu estava cada vez mais cheio de nuvens carregadíssimas. A chuva era questão de minutos. E a ventania forte já prenunciava o que viria pela frente.

Margeando o pequeno córrego do lado direito, havia um grande pasto, este pertencente ao Seu João. E do lado esquerdo, o pasto era do Seu Joaquim. Ambos os lavradores eram moradores ali mesmo do Espraiado.

Acontece que ao ver a tempestade armada, Seu Joaquim não demorou em correr para o pasto a fim de buscar a vaca Mimosa, mas a chuva veio primeiro. Ele já estava próximo da vaca, mas o vento era tão forte, que ele nem conseguia caminhar direito e a salvação foi uma pedra enorme que tinha ali perto. Ele se protegeu atrás dela.

Começou a cair raio, um atrás do outro, às vezes até no mesmo lugar, contrariando o dito popular. Era cada estrondo de tremer o chão. Foi o maior aguaçeiro e o vento parecia que tava igual a um furacão.

Quarenta minutos de dilúvio e ventania. Logo o céu se abriu, o arco-íris enfeitou o firmamento e o sol apareceu radiante.

Seu Joaquim então já saíra lá da proteção da pedra e foi ao encontro de sua vaquinha Mimosa. E para o seu espanto, não era que a vaca estava lá no pasto do Seu João. O vento foi tão, mas tão forte, que levou a vaca no ar de um lado pro outro do córrego.

E ainda hoje, ele conta essa e outras história, sempre tomando uma pinguinha e comendo um pedaço de mortadela com tira-gosto.

Léo Guimarães
Enviado por Léo Guimarães em 01/11/2008
Código do texto: T1259362
Classificação de conteúdo: seguro