Juventude e coragem para romper preconceitos

Para Ricardo e Gustavo

Queridos Jovens,

A história de vocês trouxe-me muitas lágrimas , algumas de tristeza, outras de lembranças e outras de alegrias.

Imaginei abraçando vocês e dizendo o quanto vocês são corajosos.

Um toque de coragem.

Um ato furtivo.

As suas mãos entrelaçadas deram início ao enlace de muitas outras .

Todos os avanços que hoje temos, a conquista do direito ao casamento homoafetivo, a adoção por casais homoafetivos , as conquistas do uso de nome social e tantas outras tiveram início nos atos de coragem como o de vocês.

Mãos entrelaçadas , abraços, beijos em espaços públicos foram aos poucos fazendo essa sociedade hipócrita repensar algumas coisas.

Nem todos conseguem entender que o amor e o relacionamento entre as pessoas é um direito , não importa se são héteros ou homossexuais. O amor importa.

As religiões ainda condenam esses relacionamentos usando suas crenças para mascarar o preconceito, a ignorância ,a falta de respeito e empatia .

Mas avançamos.

Hoje se temos espaço para discussão, se tentamos trazer nas escolas orientação sexual e debates de gênero para nossos jovens foi porque alguns jovens do mesmo sexo tiveram a ousadia de entrelaçar suas mãos e mostrar ao mundo seu amor.

Espero que vocês tenham vivido esse amor de forma plena.

Que hoje ainda estejam juntos , mostrando ao mundo que é possível mudar opiniões e fazer a diferença.

Feliz por através a história de vocês, lembrar da minha juventude.

Cris Cassão

Para os personagens do livro

Sob o Trópico de Capricórnio

de

Pedro Augusto da Silveira