Carta ao Jornalista Nonato Guedes - 2004

A/C Jornalista Nonato Guedes

Jornal O Norte

João Pessoa – Paraíba

Prezado Nonato Guedes,

Conforme contato telefônico mantido anteriormente, estamos encaminhando para sua análise e, se possível, posterior comentário, o porquê de estarmos colocando o nosso nome para apreciação dos sousenses como candidato a Prefeito pelos partidos PSDB/PL no próximo pleito de outubro, além de algumas linhas de pensamento que nortearão nosso plano de ação administrativo ora em construção.

Temos consciência das dificuldades que haveremos de encontrar. Podemos comentar duas delas: A primeira reside no fato, de por sermos do PSDB, estarmos nos confrontando com o esquema do atual Prefeito Salomão Gadelha que também compõe a base de apoio ao Governo do Estado. A segunda é a existência de pelo menos mais três candidaturas, alimentando a pulverização dos votos, principalmente da oposição.

Para a primeira dificuldade, estamos conscientes que nossa candidatura torna o quadro político da base do governo em Sousa conturbado. Mas não queremos ser problema, nos apresentamos como possível solução. Pois, ouvindo diariamente os reclamos da população, concluímos que na cidade sorriso a vida pública está passando por um processo de saneamento. Não vai mais haver espaço para quem não haja com absoluta transparência, para quem não tenha clareza de idéias e de postura. O povo não aceita mais a política da dissimulação. Como política é uma atividade dialógica, pretendemos sensibilizar o Governador Cássio, a Vice- Governadora Lauremilia e o nosso Presidente do Diretório Estadual, Cícero Lucena, que a nossa proposta representa de forma nítida um processo de reconciliação do poder público com a sociedade de nossa terra.

Com relação ao segundo ponto, tentaremos construir uma candidatura única de oposição. Sabemos que será uma amálgama difícil, porém possível, pois as alianças, mesmo feitas entre os que pensam diferentes, permitem a união em torno de um projeto comum de salvação deste importante município da Paraíba.

Nosso Projeto é coletivo, e a custa de um titânico esforço pessoal, além da ajuda e compreensão de muitos amigos, políticos, empresários, estudantes e cidadãos comuns, estamos, a cada dia que passa, conquistando espaços no seio do eleitorado Sousense.

Sousa, que ocupa hoje a preocupante posição de 3.648º lugar no Rank Nacional de IDH e o 19º no nosso Estado, está a exigir de todos nós esforço e atenção, para melhorar os indicadores de educação, renda per capta e expectativa de vida que medem o Índice de Desenvolvimento Humano de um município de acordo com a ONU. Por isso estamos discutindo e elaborando um Plano de Governo, que será um instrumento de inserção social positivamente transformador. Vamos propor ações estruturantes nas áreas de Infraestrutura Econômica (Turismo, Transporte, Estradas, Energia) e Social (Educação, Cultura, Saúde, Agricultura, Saneamento, Habitação, Trabalho e Emprego).

Calcado em um orçamento coerente e que possibilite a Prefeitura devolver à população, com serviços, uma parcela dos impostos que ela paga. Vamos dar atenção especial e buscar meios para manutenção e recuperação da saúde, acesso à habitação, ao alimento e a níveis mínimos de renda.

Pretendemos promover o Desenvolvimento da Cidade, aumentando a sua capacidade de gerar riquezas, apoiando às micro e pequenas empresas, estimulando o desenvolvimento de vocações, à criação de novas oportunidades através de mecanismos como a implantação de incubadoras de empresas, principalmente na área agroindustrial, para que o município possa desfrutar de suas potencialidades.

Destacamos no, entanto, que a Educação é o eixo estratégico, pois, nas condições determinadas pela revolução científica e tecnológica, ela passou a ser premissa básica de quase todo emprego e condição necessária à percepção de renda.

Devemos ter uma provisão, em ampla escala de serviços educacionais de boa qualidade. A criança terá que encontrar uma escola atraente e coerente para que no final do ensino fundamental possa ter aprendido a ler, escrever, contar e interpretar.

Vamos iniciar um processo centrado na recuperação de nossa juventude, que anda meio perplexa e sem esperança. Temos que, de forma integrada com o Estado, acompanhar os nossos jovens até a sua chegada a Universidade e lutar pelo emprego.

Por ser Professor e Funcionário Público, nossa candidatura se reveste da esperança de que a voz dos educadores tenha ressonância além do ambiente da sala de aula e passa a ser também uma conquista dos servidores públicos, uma vez que acreditamos que o reerguimento do município deverá estar fundado na eficiência de seu corpo de funcionários, cuja excelência deve ser incentivada e não aviltada.

Estamos cada vez mais convencidos que em Sousa, ninguém mais se sensibiliza se for para fazer a viciada e ultrapassada prática política que beneficia poucos em detrimento da maioria. A população tem a clareza da necessidade do novo. Seguramente, a nossa candidatura tem maior possibilidade do que qualquer outra, não tanto pelo aspecto pessoal, mas, sim, porque a nossa proposta colocando como eixo principal a educação, vai caber em grande parte do seu trabalho, cuidar do jovem.

Hoje um dos maiores problemas do Brasil é o que fazer com os jovens; este é um problema que se não devidamente resolvido, trará grandes e más consequências. Aqui em Sousa, faremos a nossa parte.

Temos que admitir que dificilmente teremos recursos para fazer tudo que propomos. Mas, podemos assegurar que com um cuidadoso acompanhamento da execução orçamentária e financeira do município, iniciaremos esse processo de reversão desse quadro caótico de estagnação que vem se abatendo sobre nossa cidade. Esse processo poderá ser lento, porém seguro e os resultados aparecerão no futuro.

Hoje a ação pública, para ser bem sucedida, depende de bons projetos, de bons recursos e de articulação política. Contamos com o inestimável apoio do Deputado Federal Inaldo Leitão, que será nosso elo em Brasília e junto ao Governo do Estado.

Fazendo referência a nossa posição política, reiteramos nossa firme disposição de apoio ao Governo Cássio Cunha Lima, mas sempre defendendo com responsabilidade os interesses da sociedade, bem como, nossa contribuição e solidariedade ao Governo Federal no combate a fome e melhoria das condições de vida da população carente.

Contamos com o irrestrito apoio de figuras expressivas do PSDB e PL e da sociedade a exemplo do Vereador Dedé Veras (PSDB), Dr. Péricles Neves (PL), Presidente da Câmara Municipal de Sousa - Vereador Marcone Queiroga (PL), Ex-Prefeito Marizinho Abrantes (PSDB), Religiosa Madre Aurélia, Médico Gilberto Sarmento (PP), Advogado Johnson Abrantes e o Diretor da CIRETRAN - José Alan, além de termos aberto diálogo com outros Partidos como o PT, PT do B, PTN, PPS, PP e PDT, com o intuito de ampliarmos o leque de alianças.

Haveremos, portanto, de fortalecer e conduzir a vontade política dos que fazem o bem e querem que este bem contagie a sociedade na busca de dias melhores para as gerações futuras.

Certos de que Vossa Senhoria fará chegar aos seus inúmeros leitores, informações sobre nossa causa, renovamos as expressões de respeito e consideração.

Atenciosamente,

Chiquinho Cicupira

Chiquinho Cicupira
Enviado por Chiquinho Cicupira em 08/10/2021
Reeditado em 08/10/2021
Código do texto: T7359052
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.