Tem sido desafiador

Tem sido o momento desafiador. Contrariando o que se esperava para 2020, tive que realinhar meus planos. A eminente necessidade de nos recolhermos em casa me fez relembrar pequenas migalhas que ficaram pelo o chão, marcando a pele que habito e a alma que me inunda. Me recolher. Eu sempre pensava muito nisso. Eu desejei isso inúmeras vezes. Mas as demandas do mundo eram imensas. Muito estudo. Cursinho. Academia. Ballet. Meu namoro. Família.

De repente, bum. O primeiro choque foi a ansiedade me forçou a desacelerar mesmo a contragosto. O segundo, meses depois, foi o fim do meu namoro que me fez remexer certas e me alinhar com meu desenho de seguir em frente e conquistar. E logo quando eu estava focada em crescer e voar. Bum, o terceiro choque. O coronavírus apareceu. Repleto de uma vontade de nos ensinar a retornar para nos mesmos e respirar. Praticar a presença, ser, estar, viver.

O vírus ataca o sistema respiratório, tirando a única coisa simples que permite a manutenção do nosso corpo: a respiração. Eu poderia pensar em inúmeras considerações a respeito. Poderia ponderar sobre as consequências dos meses de quarentena. Mas não é disso que se trata. O quarto bum se apresentou de maneira sutil, devo confessar. A mudança já aconteceu, Anna. O sistema, a sociedade, a política, a ganância, o medo, a alienação. Tudo precisa acabar. Respire. Esteja presente. Não fique com medo. Faça suas coisas. Respire. Não se apegue. Respire. Esqueça o controle. Respire. Confie. A calmaria já vem. Afinal, o externo é reflexo do interno, e aqui dentro… Tudo está bem calmo outra vez.

Mariana Ravelli
Enviado por Mariana Ravelli em 21/10/2020
Código do texto: T7092841
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.