Carta ao analfabetizado

Querida pessoa que não sabe ler, queria te dizer com este texto que não é nem vergonha nem bem culpa sua vc não poder ler isso agora.

Além de vc, há muita gente a quem a alfabetização não chegou e quem, embora lhe tenha chegado, não pode estudar mais que o básico, mesmo sonhando com algo mais.

Tendo que trabalhar para se sustentar e ajudar a família, sem qualquer incentivo, acreditando às vezes ser menos que outras pessoas e com portas sempre trancadas fica difícil mesmo conquistar diplomas e certificados, mesmo quando se tem muito a dar, quando se é muito inteligente (porque o estudo só complementa a inteligência e, por isso, há gente estudada que é mesquinha e gente sem estudo que é muito sábia).

O fato é que há uma grande equipe de gente de mau caráter lutando para que vc acredite que não é capaz; que vc merece um salário de miséria pq há pessoas melhores que vc; que o patrão deve ser louvado sem questionamento pq ele lhe dá oportunidade; que vc deve votar para quem ele indica pq ele é quem manda - pq vc não é nada (pq para essas pessoas SER costuma se traduzir por TER - e digo a vcs, muitos dos que têm agora mataram e roubaram, às vezes indiretamente: explorando pessoas, fazendo-as trabalhar de sol a sol sem dar-lhes dignidade, colocando umas contra outras para se firmar no poder, através do lucro e da baixa remuneração, e da baixa autoestima do povo, e do maltrato para com quem empregam e empregaram).

Se eu pudesse alcançá-los com este texto, mesmo que demorassem a lê-lo e a compreendê-lo, ah: aí eu teria alcançado meu propósito! Pq eu escrevo à gente simples. Eu acredito no potencial das massas, quando unidas e bem lideradas por gente de dentro delas mesmas.

Portanto, meu povo, vc que leu isso e compreendeu a mensagem tem o dever de propagá-la. Vencendo a ignorância quem sabe cheguemos à igualdade, no mínimo no que se refira a oportunidades... e a direitos: à dignidade.

Salve a dignidade humana!!!