CARTA. AO BERNARD GONTIER. TEMPERATURAS. ÍMPIOS, JUSTIÇA.

Sim, Bernard, estar abaixo do calor infernal em verão generoso e concessivo de temperaturas toleráveis é imensamente fantástico, e prazeroso. Meu sangue não é tropical.

Mas caímos em outros infernos como traçado em seu esplêndido texto, que são vistos e controlamos em parte, mudos em meio aquela vontade de expelir marimbondos pelas obviedades cínicas e ignaras de rastejantes primariedades vomitadas, que são vistas; condição do mundo que habitamos, penitentes restamos.

A educação até certo ponto razoável, e que imobiliza ações e reações, movimenta a contenção, não permitindo fugir dos freios normais.

Sob temperaturas oscilantes vamos caminhando. Sem a febre do irracional. Sem sermos quixotescos.

E esbarramos nessas verdades suas eruditas nesse período fértil por você costurado com as linhas da magia concisa na concentração do viver; “a despeito da atmosfera diária sinto e vejo com clareza...”, sim, tudo o que vivemos, mesmo em tórridas e inescrupulosas constatações que não nos escapam, sim, vemos com clareza.

Isso é uma ária dessa grande ópera que vivemos na vida, como a libertação criada por Verdi, protagonizada em Nabucco, ópera de Giuseppe Verdi, com raízes no Salmo 137.

A arte judaica de Verdi, que com seu fortíssimo refrão solta aos tempos o “hino das liberdades”.O "Va, pensiero, sull'alli dorate", "Vá, pensamento, sobre as asas douradas". São essas asas douradas que sustentam nossas esperanças em algo melhor, não importa quando, mas como. Um segundo da eternidade são séculos para nós, como indicava com cerebração de profeta Habacuque, advertindo o mundo dos ímpios.

É assim a segunda queixa de Habacuque:

Senhor, tu não és desde a eternidade?

Meu Deus, meu Santo, tu não morrerás.

SENHOR, tú designaste essa nação para executar juízo;

ó Rocha, determinaste que ela aplicasse castigo.

Teus olhos são tão puros que não suportam ver o mal;

não podes tolerar a maldade.

Então, por que toleras os perversos?

Por que ficas calado enquanto os ímpios devoram

os que são mais justos que eles?

A Resposta do SENHOR

Então o SENHOR me respondeu:

“Escreva claramente a visão em tábuas,para que se leia facilmente.

Pois a visão aguarda um tempo designado;ela fala do fim, e não falhará.

Ainda que demore, espere-a;porque ela certamente virá e não se atrasará.

“Escreva: O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons;mas o justo viverá pela sua fidelidade.

De fato, a riqueza é ilusória, e o ímpio é arrogante e não descansa;

ele é voraz como a sepultura e como a morte.

Nunca se satisfaz; apanha para si todas as nações e ajunta para si todos os povos.

“Todos estes povos um dia rirão dele com canções de zombaria, e dirão:

“‘Ai daquele que amontoa bens roubados e enriquece mediante extorsão!

Até quando isto continuará assim?

Não se levantarão de repente os seus credores?

Não se despertarão os que o fazem tremer?

Agora você se tornará vítima deles.

Porque você saqueou muitas nações,

todos os povos que restaram o saquearão.

Pois você derramou muito sangue,

e cometeu violência contra terras,

cidades e seus habitantes.

“Ai daquele que obtém lucros injustos para a sua casa,

para pôr seu ninho no alto e escapar das garras do mal!

Você tramou a ruína de muitos povos, envergonhando a sua própria casa e pecando contra a sua própria vida.

Pois as pedras clamarão da parede,

e as vigas responderão do madeiramento contra você.”

Sempre se espera por Justiça um dia, e ela, vê-se, começa com vagar a jogar suas redes mesmo que ainda atuem os ímpios, os que não prestam e fazem prosélitos. Pagarão, já estão pagando uma parte, pouco ainda.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 27/02/2020
Reeditado em 27/02/2020
Código do texto: T6875706
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.