Carta de Intenção de Pesquisa (Início do TCC I)

Carta de Intenção de Pesquisa

Whallison Rodrigues Gomes

Sou Whallison, devoto das pretas/os velhas/os e louco por feijoada. No quilombo Unilab onde pela resistência sou estudante, tenho orientado minha pesquisa na defesa do empoderamento negro como consequência da consciência de raça. Iniciei minha pesquisa com arte contemporânea, pesquisando arte urbana, especificamente graffite produzido por mulheres negras, onde adquiri muito conhecimento através dos livros, textos, orientações e observações e pude perceber como o graffite e a pichação, arte marginal, empoderam mulheres negras que os produz e interfere no espaço socio-histórico-cultural transformando realidades machistas.

Quero continuar orientando minha pesquisa a partir dessa afirmação do eu enquanto raça negra e colocar a presença do meu povo e das minhas ancestralidades como centro para que sejam empoderados enquanto cultura perpétua. É da percepção que o lugar do negro na história é a partir da concepção de não humanidade, sub-humano pertencente a uma sub-cultura imunda, que penso meu projeto a partir da necessidade de se pensar o negro nas bases e colocar esse povo como gente. Daí que reflito sobre racismo, racismo velado, racismo institucional, intolerância religiosa, religiões de matriz-afro, umbanda, polícia racista, guerra as drogas, políticas públicas e ações afirmativas, cotas, juventude negra, arte urbana, movimento hip-hop, arte afro.

São essas reflexões que quero ir às origens, aos processos históricos e às análises sociológicas e acredito que a orientação com a professora Denise contribuirá de forma satisfatória para a percepção desse universo complexo de pesquisa, para saber delimitar meu campo de participação para daí produzir a pesquisa, para a troca de experiências e saberes, para a construção de (re)significados e para o diálogo pautado sempre na esperança (que nos move) de uma sociedade completamente anti-racista.

Whallison Rodrigues
Enviado por Whallison Rodrigues em 25/02/2019
Código do texto: T6583724
Classificação de conteúdo: seguro