Eternos sonhadores...

E o primeiro passo foi dado, meio tímido, meio desconsertado, mas foi dado! Cheio de vontade e de desejo, cheio de ressalva e de medos. De quantos sonhos abrimos mãos, para sonharmos apenas esse? De quantas saídas, de quantos abraços, de quantos afagos abrimos mãos, para nos dedicarmos apenas a esse sonho?

Os sonhos são passageiros. Às vezes levamos anos para acordar e entender que não seríamos felizes, caso o realizássemos antes; mas esse sonho de estar aqui... ah, esse sonho, eu o sonhei com tanta cautela, que quando se tornou realidade eu optei por permanecer sonhando. Eu optei por permanecer acreditando que dias melhores estão por vir, para mim e para todos que neles acreditam.

Foram idas e vindas, palavras de apoio e de desconforto... lágrimas que não respeitavam a vontade de quem desejava ser e estar firme, lágrimas que saíram em momentos indevidos, lágrimas que lavaram o nosso “eu” e fizeram de nós pesquisadores repletos de coragem de ir adiante. Com ou sem medo, e sempre com coragem!

E o que é estar aqui? É aprender a lidar com as diferenças, é esperar o momento de se despir de velhas filosofias e adotar aquelas que, sem dúvida, melhor te representará. Estar aqui é pensar em desistir e ter o apoio dos colegas, que se tornam a sua família, que se tornam mães, irmãos... Estar aqui é ter consciência que além de professoras temos profissionais humanas a nos orientar, a nos estender a mão diante de situações que, por vezes, não saberíamos conduzir sozinhos.

Não é e nem deve ser fácil estar aqui, mas é prazeroso, é instigante, é desafiador, é enriquecedor e, é um sonho que mesmo em andamento, não se aproxima da realidade, pois enquanto for sonho será intenso e puro, límpido e humano. Sonhar é isso, é enxergar e entender o que se passa e buscar o bem-estar nosso e dos demais, sem falsas promessas.

Ao assumir o compromisso de cá estar, assinamos um termo de responsabilidade, caso tenhamos reações adversas: insônia, falta ou excesso de apetite, ganho ou perca de peso. Enfim, estar aqui é sonho, para uns realizado, para outros em andamento, para mais alguns um sonho prestes a ser sonhado, para todos nós um sonho sonhado com responsabilidade e dedicação.

Que sejamos todos eternos sonhadores e que nos esforcemos para conduzir os nossos sonhos sempre acordados e com a esperança de dias melhores sempre acesa, porque sonhar foi o nosso primeiro passo, não deve ser o último.

04.09.2017