Paráfrase de I e II Pedro

Esta carta é para você que crê que o Deus de Israel e de todo o mundo enviou Jesus Cristo para purificar o homem de seus pecados. Desejo-te toda a paz, prosperidade, sossego, alegria e prazer que Deus tem a oferecer gratuitamente. Quero começar dizendo que você só tem fé porque foi escolhido por Deus desde a eternidade. Você faz parte do Seu povo por causa do sacrifício de Jesus Cristo e pelo Espírito do Santo. Por isto, não ache que está salvo por seus próprios méritos, porque se você estiver, é só pela graça. Por esta graça, louvemos ao Senhor!

Se você estiver enfrentando problemas agora, ou da próxima vez que a tempestade vier (e ela virá), lembre-se que as dificuldades vão mostrar se a tua fé é verdadeira; e o Pai a recompensará. Se você ama a Cristo e o obedece mesmo sem vê-lo, desde agora terá uma alegria indescritível, que durará até mesmo quando o sofrimento bater à porta. Por isto, esteja pronto para servir a Deus, alerta e esperançoso, obedecendo ao Senhor e sendo santo, porque Ele é santo. Não se esqueça do preço que Jesus pagou na cruz para a tua santificação, abandone tudo o que é mau. Seja como os bebês, desejando com lágrimas o leite espiritual, que é a palavra de Deus.

Você é um hóspede na Terra do Senhor, então não siga seus próprios desejos que te levam à perdição, de maneira que até os piores pecadores agradeçam ao Senhor pelo bem que Ele tem feito através de você. Use tua liberdade que o Senhor conquistou para escolher ser Seu escravo. Respeite todas as pessoas, principalmente as autoridades. Seja bom e obedientes a elas, mesmo que te tratem mal, pois Deus te recompensará. Quando Cristo foi insultado, ele não respondeu às ofensas. Quando sofreu não revidou, mas confiou no Pai. Ele recebeu em seu próprio corpo a punição pelos nossos pecados, fomos purificados pelas suas feridas. Siga Seu exemplo.

Se alguém que você ama não obedece a Jesus, seja bom com ele para que, através do teu exemplo, essa pessoa seja levada a Cristo. Também não se preocupe demais com a beleza exterior, mas preocupe-se em ter um coração puro. Se você é mulher, seja obediente ao teu marido; se é homem, cuide de sua mulher e a trate com o respeito que ela merece. Caso não aja assim no relacionamento com o cônjuge, teu relacionamento com o Pai será abalado. Se alguém te ofender, devolva com um elogio. Fuja do mal. Alegre-se quando sofrer em nome de Cristo, aquele que governa todo o universo. Esteja pronto para responder a qualquer um que pergunte sobre nossa fé. Acima de tudo ame às pessoas ao teu redor, pois um amor sincero provoca o perdão.

Seja qual for o teu trabalho, faça de boa vontade, como se estivesse servindo ao próprio Deus. Se é um líder, cuide bem daqueles que o Pai colocou sobre teus cuidados. Se é jovem, ouça aos mais experientes. Seja humilde, entregue suas preocupações a Deus. Esteja alerta, porque o pecado está a porta. O Pai tem nos dados forças para viver uma vida que o agrade. Não adianta bondade sem fé, fé sem conhecimento, conhecimento sem auto-controle, auto-controle sem perseverança nem perseverança sem temor ao Pai.

Não acredite em tudo que te dizem. Eu, Simão Pedro, acredito em Cristo porque ouvi pessoalmente o Pai dizer que Ele é seu filho amado. Mas você, que não teve tal prova do Senhor, tem um fundamento ainda mais firme: as Escrituras. Elas estão acima de qualquer experiência pessoal. Alguns vão zombar, dizendo que a promessa está demorando para se cumprir. Mas não se esqueça que a Palavra diz que, para Deus, um dia é como dois bilhões de anos e dois bilhões de anos é como um dia. Ele é paciente e demora para julgar o mundo para dar mais chance aos que ainda vão se salvar. Enquanto espera, santifica-te. Continue a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Glória a Jesus, agora e para sempre! Amém!