FILHO MEU...

Carta que eu escrevi para o meu filho, (enquanto o mesmo dormia) no dia 18/05/17. Ou seja, treze dias antes do seu pai falecer. Até esquecida de que havia escrito, por acaso hoje eu a achei na minha agenda quando procurava por outra informação. Li pela primeira vez, reli, gostei e compartilho.

Filho, queria que fosse assim pra sempre ... Acordar pela manhã e ver você assim, ainda pequenino e em paz dormindo, totalmente inocente e não a par das questões que nos rodeiam. Já me dói a ideia de que não poderei te proteger de tudo que lhe será nocivo, onde até mesmo muitas coisas serão para o seu crescimento e fortalecimento como ser humano.

Sabe aquele texto que li para você? “Por que caímos?” Sim, haverá momentos que a vida não vai bater só com força, mas golpear de verdade e com muita força. E o texto segue dizendo que não é sobre o quanto você apanha nesta vida, mas sobre o quanto você apanha e ainda consegue continuar firme.

Filho, por mais que a gente saiba que permanecer firme é a lição certa, ainda que arremessados no chão, saiba que terão momentos que ali mesmo, que aquele mesmo chão será o seu altar. Porque mesmo quando suas pernas não tiverem as forças necessárias para fazer o movimento de suspensão, mas se pulsar o seu coração e enquanto haver ar em seus pulmões, você deve continuar acreditando que pode, mesmo sem saber como e em que circunstâncias. Pois nunca, nunca desista de você porque eu nunca desisti e jamais desistirei.

Eu sinto muito por em algumas ocasiões ter te apresentado a pessoas que simplesmente só chegaram para jogar os nossos sonhos na lama. Hoje sou eu quem estou neste chão e nestas condições mas quando você acorda, eu sorrio. Quando você chega da escola eu lhe abraço, quando se despede eu lhe beijo e quando dorme, eu oro. E são poucas as vezes que você vê, mas em muitas eu choro.

Quando você me conta que cai e que seus amigos riem, isso é só uma das preliminares do que é a vida, visto que já começa na infância o ato de rir das quedas e tombos dos amigos. Meu filho, se aparecer um, estender a mão e te dizer “levanta aí cara!” Agradeça! E se acaso não houver este alguém, seja você este alguém quando ver alguém cair e não seja como a maioria é e faz. A maioria é a maioria e só! Ela não se adjetiva positivamente só por ser em maior quantidade.

Na vida você terá muitas etapas que parecerão apocalípticas e eu as defino como: O chão, O fim do túnel e Fundo do poço. Por já ter experimentado todas as três eu lhe asseguro que a do fundo do poço é mais desesperadora de todas as três. Mas, se não desistir e não se render, achará a saída.

Filho, mesmo que te façam tropeçar, não seja você pedra de tropeço para ninguém. Mesmo que lhe arremessem pedras injustamente, não saia pisando as flores... Nunca destrua por raiva os atributos visíveis de Deus, só porque o homem não sabe lhe dar com suas impropriedades invisíveis. É como disse o nosso bom Mestre, isso é ser o sal da terra, desta terra que está tão insípida sabe? Mas também, não seja bom a ponto de ser bobo, seja simples como a pomba, mas tenha a sagacidade de uma serpente. Fazendo isso, saberá a hora certa de agir, como agir e com quem agir.

E lembre-se sempre que muitas pessoas serão falsas necessitadas. Elas estarão simulando uma queda e pedindo ajuda para erguerem-se e lhe estenderão as mãos para que as ajude a levantar. Ao segurar-lhes as mãos, elas simplesmente o puxarão com força, podendo lhe bater e até mesmo o deixar quase sem vida. Isso no sentido figurado e no não também.

Filho, poderá ser um conhecido, isso se chama falsidade. Poderá ser seu amigo, isso se chama traição e inveja. E poderá ser um mero desconhecido, isso se chama maldade gratuita. Eu queria muito poder te dar uma espécie de manual de sobrevivência para esta selva humana, e poder descrever quando acreditar e não acreditar nas pessoas. Mas, só tenho conselhos e experiências minha de vida que só podem te dar uma noção do que e como pode vir a ser. Contudo, oque você tiver que passar na faculdade da sua vida, é pessoal e intransferível a tarefa, meu filho.

Posso, devo e oro a Deus para que sempre o proteja para que seu coração nunca desista ao cair. Porque antes de você eu caí e não desisti, e por isso pude aprender que a “vida” bate, a gente cai, e se a gente não desistir, a vida então vem e compensa...

Te amo mais que tudo nesta vida, meu filho! E se acaso um dia você estiver nestas condições, nunca se esqueça que o segredo não está nos louros da chegada, mas na forma como você percorre a sua trajetória até ela. E mesmo que por alguma razão, sejas interrompido antes de onde queria chegar, saiba que só o fato de não ter percorrido com e como a maioria percorre, você já terá chegado em algum lugar bom. De uma forma ou de outra... Da sua forma, ou da forma da vida pra você... meu filho.