Ah!, esses filhos!!! Mais uma carta...

Olá, meu filho!!

Então o dia do seu voo solo se aproxima e eu ainda não sei se estou feliz ou outra coisa qualquer.

Percebi, ao longo dos dias que se passaram, desde que você comunicou que iria embora, que algumas coisas que eu lhe disse, você ainda não havia considerado.

Coisas simples, como procurar saber sobre o atendimento de saúde que certamente, é diferente do daqui.

Procure saber, está bem?

Procure estabelecer contato direto e pessoal com algumas pessoas que serão importantes pra você em algum momento, como o farmacêutico do bairro, aquela farmácia tipo a do "Cervantes", que não pertence a uma grande rede impessoal.

O padeiro mais próximo, um restaurante caseiro, o posto de gasolina, o mecânico, um sacolão ou mercadinho, enfim, lugares aonde você sempre será uma pessoa com identidade, que terá seu rosto reconhecido e não apenas um passante a mais no caixa. Pode parecer besteira, mas no fundo, não é. Uma hora ou outra da nossa vida, haverá um momento de solidão ou de dificuldade, onde apenas um sorriso e um bate papo descompromissado, poderá ajudar mais do que você imagina e até tirar de algum aperto,como remédios sem receitas. Quem nunca, não é??

Eu sei que você é uma pessoa bem urbana, tipo cidadão do mundo, que se vira bem em qualquer lugar, que se dá bem com todos e continue assim, mas nunca se esqueça de que nem Jesus Cristo agradou a todos, portanto, jamais deixe de olhar ao seu redor, prestar atenção nos detalhes, por mínimos que sejam e que sempre nos dão a perspectiva certa sobre cada um. Não confie cegamente em ninguém, porque ninguém é cegamente confiável, sempre há um interesse aqui, outro ali, inclusive de sua parte, então, estabeleça camaradagens do tipo, uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto, entende?

Cuidado com o tal "Esquálidus", porque de verdade, ele parece "bom" demais. Faça a sua parte bem feita, se lembre sempre do que eu te digo que é nunca ceda a sua razão e para que isso ocorra, você deve estar sempre em dia com suas obrigações e condutas. Seja profissional e não misture os setores. Horário comercial, você é empregado com um patrão, que quer que suas funções sejam exercidas com eficácia. Não é um bate bola no final de semana que modificará esse status, entende?

Amigos, amigos, negócios à parte, é o ditado mais certo que há, então não misture as estações. Procure ser pontual, objetivo, simpático, correto e verdadeiro em suas relações, tanto pessoais como profissionais, mantenha-se limpo e organizado, seja humilde sem ser subserviente, porque tanto incomoda a arrogância como o puxasaquismo. Filtre bem as situações. Mantenha o foco, estude, mas estude com vontade e seriedade, tenha compromisso de fato com seus objetivos. Não pense que é fácil, pois não é. Trabalhar o dia todo e estudar de noite, ainda por cima para uma profissão que lida com a saúde das pessoas, não é fácil, nunca foi, porém, você não é o primeiro e nem o único a fazer isso. Só te peço que faça tudo com responsabilidade e seriedade, pois quero ter muito orgulho do excelente profissional que você se tornará. E também quero ter confiança na hora que você for "consertar" meu sorriso.

No apartamento, respeite o espaço do seu colega e lembre-se, amizades não resistem à folganças, entende? É sempre desagradável demais, quando a pessoa que divide o lar, não mantém a ordem, então, Lucas, comece a GUARDAR no lugar tudo aquilo que você usar, LOGO QUE USAR. Não deixe suas coisas espalhadas, jogadas, desarrumadas.

Outra coisa. Lembre-se de que Miojo não é refeição, é apenas um quebra galho. Você já tem o problema no estômago, procure se alimentar direito, com comida caseira e evite forçar a mão em temperos demais. Aprenda a usar o alho e o sal, um vinagrinho e um azeitinho de leve.

Evite ficar bebendo, principalmente se for dirigir. Lembre-se de que você estará sozinho por lá e lá é bem distante, não dá pra ir de uma hora pra outra, então, não entre em problemas, pelo amor de Deus. .

Nossa Senhora do céu, meu Deus, tem tanta coisa que eu gostaria de falar, de escrever, de impedir, sei lá, mas não quero ser mais chata do que já sou.

Você de lá e eu de cá, teremos metas a cumprir, objetivos a alcançar e não será fácil para nenhum de nós, por motivos diferentes. Mas nós alcançaremos tudo, se Deus quiser e tudo dará certo pra nós e para seu irmão também, desde que queiramos e ajamos para tal. Não faço nem ideia do que me espera, mas não fugirei do caminho e espero isso de vocês também. Como eu disse, é impossível que vcs não possam fazer melhor do que eu.

Te peço, por favor, que entenda se eu falar com você todos os dias, se eu fizer muitas perguntas, enfim...

Ô meu filho, se depender de oração e pedidos a Deus de que você e seu irmão sejam muito felizes mesmo, pode apostar que assim será, viu?

E eu aqui, de minha parte, farei de tudo para crescer e nunca precisar depender de nenhum de vocês, ao contrário, quero que sejamos uma equipe bem sucedida e quero ainda viajar muito com vocês, férias incríveis em cruzeiros bacanas, outros países e até mesmo outros lugares desse nosso país tão lindo!

Cuide-se meu filho, pelo amor de Deus, cuide-se!!!

Olhe sempre ao seu redor, não se descuide de sua segurança, nem de sua saúde. Aproveite para tomar muita água de coco, fazer exercícios ao ar livre, enfim, levar uma vida saudável. Cuidado com os alagamentos quando chover, porque Vitória ainda sofre com esse mal. Não se endivide, porque isso não é receita que termine bem.

Bom, algumas coisas que eu queria te falar, aliás, reforçar, porque sei que já disse tudo isso antes. Não estou feliz nem satisfeita com sua ida, principalmente porque não há parente nenhum por perto, aliás, ninguém por perto a não ser estranhos e isso me consome, pensar que você pode precisar de algo e não ter a quem recorrer.

Mas ó...eu estarei aqui até quando Deus permitir, viu?

Se qualquer coisa, por algum motivo, não der certo, eu estarei aqui.

Se precisar voltar, esse é o seu lar e sempre será. E agora chega. "Bora" lá cuidar da vida para garantir um futuro melhor, né?

Que Deus te abençõe, Lucas, muito mesmo. "Faça da sua parte que Eu te ajudarei".

Tomara que tudo que você me disse que pretende fazer, seja verdade e não se esqueça de que a vida não acontece na cabeça e sim do lado de fora. Teorias não passam de teorias mesmo, o que vale é a prática vivida no dia à dia e isso inclui acertos e vitórias tanto quanto erros e desilusões e decepções. Não trate as pessoas como você não quer ser tratado, respeite o ser humano, independente do gênero, ok?

Seja um homem de verdade, e não apenas um macho.

Enfim, sou sua mãe, sou velha e antiquada para certas coisas e sou a única pessoa no mundo que não vai te iludir com falsidades, que não vou sorrir diante de erros seus. Não é bonito agir de forma feia. Lembre-se disso também. Tenha em mente o ser humano que você quer ser, respeitado, reconhecido, bem quisto, bem sucedido e que para isso, não basta existir. É preciso se tornar importante para algumas pessoas, estender mãos, oferecer ombro, sorrir junto e enxugar algumas lágrimas. Estar na presença de Deus e da comunidade, tanto para ajudar como para ser ajudado.

Nossa, como eu falo, meu Deus!

Mas é que aquela sensação de tempo vencido já me afeta a algum tempo, sabe?

A vida vai passando e acontecendo com uma velocidade que a princípio não damos importância e de repente, eis que o tempo passou e a gente se dá conta de que muita coisa ficou pra trás, sem ser feita e agora já não dá mais.

Muita coisa que eu gostaria e deveria ter feito e não fiz, com relação à você e seu irmão.

Ensinei à vocês a serem generosos, ensinei que servir ao outro é um gigante ato de amor, que perdoar é sempre mais leve, que sorrir abre portas e que chorar não é vergonha e nem fraqueza, que às vezes, um passo para trás é o que possibilitará mil passos adiante, mas também não ensinei tanta coisa que gostaria de ter ensinado, mostrado, feito eu mesma.

Fiz o que deu no momento e não sei se foi bastante ou certo.

Mas amo vocês com todo o meu coração e sempre que eu errar, pode apostar que é pensando que estou acertando.

Seja muito feliz meu filho, aonde você for nessa vida, sempre, sempre.

Segura na mão de Deus e vai com fé e amor e compromisso.

A mãe fica aqui, torcendo muito para seu sucesso e sentindo a sua falta demais.

Te amo ao infinito, tá?? A você e ao seu irmão!!

Deus te abençõe, te guarde, de proteja, te dê livramento contra tudo e todos que possam te oferecer algum perigo.

Que Ele te torne invisível aos olhos inimigos.

Tenha sempre Deus em primeiro lugar na sua vida. "Garra" com Ele que com Ele não "garra" não.

Um beijo e um abraço dessa mãe estressada, brava, metida, curiosa, chata, insuportável.

Vai com Deus meu filho e não esquece de mim, tá?

<3 <3 <3

Isabel Damasceno
Enviado por Isabel Damasceno em 18/02/2017
Reeditado em 04/04/2022
Código do texto: T5916275
Classificação de conteúdo: seguro