Carta aberta a Valdir Luiz Rossoni, secretário da Casa Civil do Paraná

Senhor Chefe da Casa Civil do Paraná Valdir Rossoni,

O senhor não é uma pessoa burra. É formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em Matemática e, sendo a UEPG uma unidade séria e importante de ensino/aprendizagem, supõe-se que teve uma excelente educação superior e, pressupõe-se, tenha se licenciado, ou seja, tenha-se formado professor. Se não, se foi bacharelado, mas entende provavelmente o imenso trabalho que representa levar uma disciplina tão densa aos leigos. De qualquer forma, não deve ser uma pessoa burra, então o que o faz dizer que o estado tem boa intenção em fazer com que os professores fiquem mais tempo em sala de aula com o corte das horas-atividade? O que o faz afirmar que isso melhoraria o ensino? Má fé, se burrice não é? Má fé sim. E muito ódio. Porque ninguém debocha de pessoas desempregadas com tanta tranquilidade como o senhor o fez neste domingo, 05/02/2017, via transmissão ao vivo em seu canal do Youtube, mesmo porque o desemprego é um problema muito grave, que causa muito sofrimento. Só alguém muito cínico e cruel para rir de quem passe por isso, seja por que motivo for.

Assim, percebe-se o descaso do senhor com o povo e a manutenção que promove do elitismo no serviço público. Ora, foi agricultor e político, certo que jamais passou pelo desespero de ser trabalhador e não ter como trabalhar, e não ter salário para se sustentar, como ocorrerá a nossos amigos. E, se passou, fez como fazem os néscios: Ao chegar ao serviço público, quis enriquecer-se e gozar do glamour da elite, em vez de voltar às origens e ajudar seu povo. Isso se percebe mediante os mais de dois milhões de reais que foram bloqueados de sua conta, sob acusação de empregar funcionários fantasmas há pouco tempo. E também o vemos mediante o apreço em homenagear uma empresária, Delise Almeida (merecedora que seja), com título de honraria na ALEP ao tempo que despreza uma professora em rede pública chamando-a de biscate, o que até mesmo na Wikipédia consta, já que teve de renunciar ao cargo de presidência do seu partido por isso. A empresária que leva cultura e conhecimento merece, uma professora que o faz todos os dias não, pelo contrário, é insultada.

Discurso renitente de ódio e de má fé percebe-se ainda na insistência em dizer que todos que o criticam são petistas, ou canalhas “petralhas”, como costuma chamar os partidários do PT, diga-se já que com grande deselegância e grosseria. E não adianta dizer que chama de “petralhas” aos que roubam ou são bandidos, porque então assim chamaria colegas seus que não são petistas, o que não faz, e porque assim chama também à Dilma Rousseff, por exemplo, a qual não respondeu a qualquer investigação (diferente do senhor e dos fantasminhas da ALEP e, segundo essa lógica, nesse caso, o senhor deveria autointitular-se “petralha”). Com “petralhas” o senhor pretende desmoralizar todas as críticas feitas contra o governo Richa, ofendendo a cidadãos que têm direito a ter um partido, ofendendo a inteligência das pessoas simples, desejando ofender a todos os críticos de seu governo que não sejam petistas.

O senhor, inclusive, conforme anuncia em suas transmissões, chega a deixar um assessor ao lado para entrar no perfil dos que o criticam, querendo intimidar e dizendo que sempre estão ao lado de “petralhas”. Que coisa mais coronelista, senhor secretário! Decerto os que o elogiam lá são todos dos partidos mais corruptos, já que não é o PT que figura no topo dessa lista, mas os partidos que o senhor apoia, e o senhor sabe disso também, porque, como já disse, o senhor não é burro. Pois então, mais um exemplo de má fé. Ou seja, o senhor não tem a mínima moral para criticar “petralhas”.

Por fim, sendo inteligente e agindo de má fé, no fundo o senhor entende que mente sobre os professores e sobre a educação. Da minha parte, interrogo o porquê de não trabalhar em real favor do paranaense mais humilde. Em vez de mentir - como o fez descaradamente ao afirmar no Jornal da RPC, filiada da Globo do Paraná, que os professores tinham 45% de hora-atividade - e de sobrepor o desejo de vingança à boa administração, por que não trabalha para melhorar nosso grande e belo Paraná? Trabalhando, não precisa mentir e terá dignidade para vir a público falar sobre o seu trabalho.

Não é sábio o que fazem, mesmo porque a história irá apontar suas maldades. Isso tudo é muito triste a todos nós. E isso lhe será cobrado um dia, quando não terá mais como enganar aos tolos, eu espero!

Atenciosamente,