Cartas Para Júlia

Eu me apaixonei e resolvi relatar aqui os fragmentos dos seus "sentires".

A obra está em andamento.

Fragmento 0

Julia, recebi tua mensagem e conversamos muito. Você me deixou fascinado, falamos sobre Clarice, Leminski, Pessoa e Assis. Eu fiquei nervoso, confundi Bertold com Bertrand. Livros do Caio (Abreu) com livros do Carl (Sagan).

Estou com medo. Já me disseram que os amores de segunda se acabam no domingo. Eu te conheci numa segunda. O coração agora ta pulando, Júlia. As vezes paro e me pergunto se não sou paranoico. Se a solidão não me fez imaginar-te tão perfeita. Mas parece que você existe mesmo Júlia e se existe só posso ter a certeza de que tava me esperando. A forma repentina como combinamos e descombinamos. Complexos e incoerentes, vivos e velhos, sábios e loucos.

Durante o dia to me perdendo em pensamentos e me achando em você. Francamente Júlia.

Escrevo tudo isso e eu ainda nem te vi.

Fragmento 1

Júlia, acho que já fazem tres dias mas parece que é o segundo dia que te conheci. Parece que você está comprometendo minha capacidades cognitivas. To me perdendo em minhas interpretações de texto. Hoje nós discutimos sobre conceitos e eu pensando que podia te vencer. Eu nem queria isso de fato. Só queria ouvir você falando, ver como você argumentava, ficar ouvindo as diferentes palavras com a tua voz. Hoje eu também vi uma historia romântica que de romantica não tinha nada. O unico romantismo tava na minha cabeça. Mostrei apressado pra duas pessoas. Elas não viram romantismo nenhum. Consegui formar tres pequenos casais na historia. Casais que não tinham nenhuma inclinação de se formar. Foi tudo imaginário. Você está me drogando, Julia?

Acho que estou ficando desequilibrado.

Você tambem me falou sobre sua mania de tirar fotos e gravar videos. Achei interessante. Finalmente algo em que não combinamos. Fico imaginando se eu te daria bons momentos. Momentos tão bons que voce esqueceria das 1665 fotos que tem.Fico aqui meditativo. As vezes me pego nesses momentos ma tenho que limpar a casa, resolver minhas obrigações, falar contigo sem dizer que é estranho demais estar fascinado por alguem que só conheço atraves de textos. Não acho estranho me apaixonar por teus textos. Antes era assim e hoje nada mudou. Ainda mandamos cartas. Os melhores casais ainda trocam letras...

Fragmento 2

É madrugada do dia anterior. Tecnicamente ainda não é o dia 2, mas pra mim já é quase um novo dia. Voce me ligou. Não fiquei nervoso. Não gaguejei. Não vou me gabar mas não fico nervoso proximo às mulheres que gosto. Nunca fiquei. Nos falamos exatos trinta minutos. Foi fantastico.

Naquele dia me intitulei como o Torturador. Te mostrei uns trechinhos da minha historias empolgante. Mostrei ate o fim do capitulo um e voce leu tudinho. Quando me neguei a te dar mais voce me ameaçou, fui ironico e voce me ligou. Fiquei surpreso mas atendi. Foi bom ouvir tua voz. Aleguei ser o Torturador que eu já disse que era. Foi legal o nosso papo. Descobri que voce é chantagista. E voce descobriu que eu sou ironico. ao fim do dialogo concluimos que formamos uma boa dupla.

Fragmento 3

Júlia, resolvi deixar-te por um tempo. Não deixar voce. Deixar de escrever sobre voce por que assim eu fui, aos poucos, me desfazendo da euforia que tomava conta. Esse processo todo é maravilhoso. Eu gosto de amar-te, mas é melhor amar-te racionalmente.

"Lascia ch'io viva un amore romantico"

- Cinqueti.

Eu acabo por não saber o que voce sente por mim. Essa duvida é cruel mas a minha vida tem que prosseguir.

Fragmento 4

Creio que estou desapaixonado. Sobra-me esse sentimento lindo. Algo miscelaneo entre o afeto e o bem-querer. Nesse bem querer eu ainda te quero e muito. As vezes me pego imaginando a nossa relação no futuro. Não sei se devo considerar ilusões ou planos.

Acho que voce poderá me responder se quando nos imagino namorando no Dique é uma ilusão ou imagem futura, devaneio talvez.

Fragmento 5

Hoje eu me assustei um pouco, Julia. Mas o caso é que disseram-me que voce ilude. Que gosta de iludir e se diverte com isso. Julia, voce é tão inteligente. Tão esperta. Tão intelectualmente compatível comigo. Seus sonhos já são quase meus e voce me vem com essa de gostar de iludir. Não paro de pensar se é a mim que voce está iludindo desta vez.

Fragmento 6

Júlia, o caso é que já fui muito iludido na vida. Coisa que detesto são as irrealidades. Elas nos travam e enlaçam nossos pés, nos içam para cima como se fossemos animais pegos por uma armadilha. Tal qual o animal eu ficaria com meu mundo de cabeça pra baixo.

como diria o Pessoa :

"Estou com o Com o Destino a conduzir a carroça de tudo pela estrada de nada.

Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade."

Fragmento 7

Ao me levantar da cama vejo o meu cachorro e ao ver o meu cachorro surge-me uma analogia muito interessante sobre as relações. Qual seria a diferença para o meu cachorro se eu me relacionasse com voce? Será que ele ficaria com ciumes ou te trataria bem?

Será que ele te lamberia no rosto ou te morderia?

as vezes prefiro que ele morda. Será que ele teria ciumes da sua cadelinha?

Fragmento 8

Creio que a logica de ter pensado no cão no dia anterior nasceu-me para ensinar-me uma lição. De todo modo o cão não se importa contigo. Ele mal se vê ameaçado quando penso em voce perto dele - sim meu cão é telepata, ele lê meus pensamentos as vezes - por que eu deveria ver-me amedrontado pela possibilidade de voce não me aceitar? O cão faz o que eu deveria fazer há muito tempo. O cão pensa no agora e eu me iludo com as milhoes de possbilidades possiveis.

Fragmento 9

As vezes me pego pensando em seu sim, outras vezes no seu não - penso no "não" com muito mais frequencia do que no sim. Mas outra possibilidade surge-me, a possibilidade do "Talvez".

AS dúvidas sempre me consumiram. Sou e sempre fui de natureza imediatista. Não sou pessoa de indecisão. E nesses meus delirios de "Talvez" sempre vejo meu lado mais agreste entrando em erupção e numa unica ligação eu te intimaria a me responder sim ou não.

a probabilidade maior seria de um "Não", mas o não sempre me foi melhor que o "talvez". Há outras mulheres por ai, Júlia.

Fragmento 10

Agora lembro-me que no dia em que ganhei meu cachorro voce sugeriu que o nome dele fosse Onofre.

Voce disse que achava lindo, eu odiei. Não sei se voce disse que achava lindo por brincadeira ou se falava sério.

Inventei um coisa para fazer troça de voce. Falar desse seu narigão. Eu escolhi o seu nariz pra fazer chacota por que caso algum dia nos encontremos e se passe em minha mente de dizer que "voce é minha Na...", posso evitar dizer "namorada" e dizer Nariguda.

Evita constrangimentos.

Sim, eu sou um homem de pensamentos insanamente aleatórios. A compreensão de que existem outras mulheres na terra. A compreensão desse simples fato me trouxe o completo alívio. Alívio do medo, do constrangimento e alívio de qualquer decepção que você possa vir a me causar.

Fragmento 11

SE passam os dias e eu estou louco por conhecer-te pessoalmente. Completamente louco e ansioso. Contemplar a aparência física da inteligência compactada em um metro e sessenta e cinco pra mim seria encantador. Principalmente pelo fato de que eu sou mais sedutor presencialmente.

Não me surpreende que nos dias atuais nos conversemos bem menos que no principio. Nossa relação foi intensa e nos conhecemos bem rápido. Já sei dos teus gostos e depois de certa hora passei a saber o escopo do teu dia. Estou ansioso por saber dos teus projetos de pesquisa.

Fragmento 12

Tomo por objeto dos meus pensamentos os ditos de tuas amigas. Disseram-me que voce não quer namorado por agora. O porquê de não querer pra mim é meio obvio. Tua rotina cheia não te permite nem se coçar, quanto mais namorar. Pra mim não tem problema, quero cuidar de voce quando estiver cansada dos estudos e com cólica. Te incentivar quando estiver desanimada.

As vezes em minhas imaginações imagino teus gritos e berros, no inicio te falei que eu gosto de mulher brava e voce não se acanhou em se mostrar brava. Eu possuo um lado agreste que voce ainda não conheceu. Estou curioso por como será este embate de espíritos. Não valeria a pena ter-te se fosses passiva. Gente passiva me dá sono. Voce me daria uma boa briga. Um alguém para competir comigo e depois me amar incondicionalmente independente do resultado.

Eu sei que as vezes fantasio demais. Mas por incrível que pareça tenho plena consciência de que o mais provável é receber um não da senhorita, mas este medo se foi. E se foi com uma naturalidade espontânea.

Fragmento 13

Eu gosto de ver que voce acompanha minhas atividades no facebook. É ate bom saber que sou observado. Será que voce desenvolve algum sentimento por mim nesse seu coraçãozinho?

Sou um realista esperançoso. Pode ser que sim. Talvez você mesma se reprima pensando na rotina ou pensando que eu não me interesso por você. Quanto a essa possibilidade prefiro não me aprofundar.

Fragmento 14

Há pouco tempo conheci uma moçoila na universidade, o nome dela é “H”. Júlia, a beleza de H é inquestionável, mas não possui o mesmo papo que voce! “H” é pequena, loira e fofinha. Tem um ritmo de fala bem calmo e uma voz gostosa de ouvir. Todas essas análises em levaram a crer que sinto algo bastante singular por você, afinal, ainda nem te conheço, Julia, Mas voce já me encanta infinitamente mais que “H”.

e olhe que ainda nem te vi pessoalmente.

Fragmento 15

Júlia, hoje eu vi sua postagem sobre a aula de trigonometria que voce ministrou na sua própria escola. Poxa, sua expressão naquela foto estava tão espontânea. Sua felicidade evidente. Isso me fez ver o quão a serio voce leva o seu sonho de ser professora de matemática.

Na aula voce ensinou trigonometria. Sempre me fascinou o uso de ângulos, senos e cossenos para a medição de prédios. É a parte menos inútil da matemática que nos ensinam no ensino médio. Cá entre nós eu achei interessante quando aprendi a primeira vez.

Tua camisa e teus braços abertos me chamaram bastante atenção. Ate bagunçada voce está bonita. Vejamos o quanto bagunçarei a tua mente quando nos virmos pessoalmente.

Fragmento 16

Hoje eu conheci tua amiga, "Senhorita V". Ela até que é bonitinha. Tem uma voz bem legal. Conheci-a atraves de um audio que voce me mandou e ela estava falando ao fundo. Pouco depois voces se comunicavam. Perguntei quem era ela e voce me mandou mais um audio de trinta segundos.

Mexi com sua amiga afim de seduzi-la. Não no sentido romantico da palavra. Eu estava apenas seduzindo a simpatia dela. Criando um desculpa pra conversas posteriores. Ser amigo de uma das suas amigas pode ter uma vantagem estratégica.

O que mais me intrigou foi que durante o segundo áudio ela perguntou com quem você falava.

Você mencionou meu nome e ela disse "Mentira que é ele e que você está fazendo essa cara". Essa frase me intrigou. Que cara você fez Júlia?

Pelo jeito como "Senhorita V" falou você ja falou de mim pra ela.

Fiquei aqui imaginando se foi uma cara de nojo ou animação.

Ao que parece foi de animação.

Senhorita V meio que se disponibilizou a conhecer-nos ou fazer com que nos conheçamos.

Fragmento 17

Terminei por deixar claro que tudo com Senhorita V foi brincadeira. Não quero que pensem que me interesso mais em Senhorita V do que em Julia. Eu te disse nos vemos depois, você me respondeu "nos vemos entre nove e dez horas da noite"

Fragmento 18

Júlia, tem sido deliciosamente boas as proposições que faço em minha mente sobre a reciprocidade do meus sentimentos. Penso em me declarar numa livraria, pense que sonho. Ontem te mandei uma foto de como eram as declarações de amor do seculo XX. Na imagem do pequeno bilhete havia tres frases simples. "Por ti meu coração sofre, Dobre o lado esquerdo se for um sim, dobre o direito se for um NÃO. devolvendo intacto me dará ao menos uma chance."

*-*

Júlia, você me respondeu "Que Top". Eu esperava que você me devolvesse o cartão. Creio que por alguma desilusão da vida voce só acreditará em minhas indiretas quando eu for direto e me declarar pra você lá na livraria Cultura.

Fragmento 19

Eu fico aqui me perguntando o que eu lhe diria la na livraria. Quanto mais penso nisso mais palavras em veem a mente e mais difícil fica lhe dizer. Creio que vou escrever uma carta e mandar voce colocar no bolso pra só abrir quando chegar em casa. Lá na livraria mesmo eu me declararia e quando chegasse em casa, independente da sua resposta, voce veria que o que eu lhe disse é exatamente o que eu lhe escrevi. Não sei se isso lhe surpreenderia ou se derreteria o seu coração.

"Eu acho que nunca encontrei alguem tão bonita por fora e tão complexa por dentro...ME encantei por voce desde aquela nossa primeira conversa "

Assim começaria a me declarar pra voce.

Fragmento 20

Júlia, minha querida, hoje é dia 29, plena sexta-feira. Voce me chamou pra ver a mostra de documentários na sua escola. Convite de ultima hora. A ansiedade tomou conta de mim. Aceitei na hora. Voce exigiu camisa gola polo. Exigiu que eu lhe enviasse foto tambem. Eu não lhe daria a ousadia de ter um registro fotografico meu tão bem arrumado. (risos). Prefiro os ares da surpresa. Não falei mais nada. Apenas me arrumei.

Fragmento 21

So agora, na manha de sabado, me dei conta de que eu nunca tinha ido ao shopping onde vai ocorrer a mostra de documentarios. Posso saber chegar, mas eu nem imagino como se volta de lá. Mas eu encontrarei contigo, então, não há problema. Voce me disse que a mostra começaria às 8. Cheguei 7:10. Pedi pra entrar e o segurança do shopping disse que eu teria que esperar vinte minutos. Esperei. Depois subi pra area do cinema. Sentei e esperei ansioso. Procurava não imaginar como voce seria ou se voce seria muito diferente pessoalmente. Lembrei-me de meus encontros com amigos virtuais. Eles sempre são diferentes pessoalmente. Sentei-me numa mesinha de um café que agora não lembro o nome. Puxei conversa com um rapaz. Agora não lembro o nome dele. Ele disse que tambem estava ali para a mostra e que seu projeto era sobre racismo no esporte. Enquanto ele falava fiquei raciocinando se ele te conhecia. Se ele te daria um beijo na bochecha quando voce chegasse. Se voce me apresentaria ele. Ele se calou.

Voce chegou.

De inicio me surpreendeu. Naquele dia voce estava grande. Uma saia etnica linda. Em questão de segundos te fotografei com o olhar, tem um fisico mais forte do que é possivel notar em fotos. Voce não reparou em mim. Iria passar ao meu lado sem falar comigo: inadmissível. Te chamei. Voce me reconheceu. Levantei da cadeira.

Finalmente nos conhecemos. Um beijo na bochecha e as coisas começaram a ficar interessantes.

Fragmento 21

Sua mãe tambem estava lá. Ela tem um jeito jovial. Senhorita M havia me dito que ela é um amor de pessoa.

- Soube que a senhora é um amor de pessoa e vim aqui confirmar se é verdade. - admito, essa frase dita pra sua mãe teve como objetivo seduzi-la. Mas não me envergonho e nem me arrependo. Ela se mostrou uma boa pessoa ao longo daquela manhã.

Conheci tuas amigas. Me espantou que voce exigisse que todas as suas colegas me dessem um beijo na bochecha.

- Me sento num harém - falei.

Entramos na sala de cinema finalmente. Os documentarios estavam muito bons. Como diria senhorita M: Qualidade.

Conheci senhorita V, ela é mais espevitada do que pensei. na minha opinião ela tava estranha. Logo depois descobri que ela tinha terminado com o namorado.

Fragmento 22

Fomos comer no Burger King depois dos documentários. O lanche tava ótimo. Me espantou um pouco a forma voraz com que você come, mas também lembrou-me um pequeno poema que eu havia feito.

" bem recatada

Em sua loucura

Sem muita compostura

Insana

em toda a sua lucidez

Voraz

com muita avidez

Atroz

Em quase todas as suas atitudes

Feroz

Pelo jeito que é

Dissimulada

Como toda mulher"

confesso: seus amigos são interessantíssimos, mas eu pude sentir como você é agreste, impaciente e apressada. O melhor momento com seus amigos foi quando voce saiu com senhorita V para retocar a maquiagem. Nesse momento fui um rei. Fiz o que faço de melhor. com sua ausência dominei o ambiente. Conheci-os e confundi-os. Foi divertido e interessante. Deu pra notar que você se cercou de pessoas interessantes. Devo dizer que se cercou de artistas.

Depois disso fomos todos ao gamestation. Fiquei felicíssimo ao descobrir que sou o único páreo pra você no Dynamo.

Jogamos bem. Foi divertido.

Fragmento 23

O melhor momento foi quando fomos embora do shopping. Voce e eu tivemos que seguir sozinhos até o outro lado da pista e de lá pegar um onibus ate o Extra. Foi bom demais conversar contigo a sós. Voce me convidou pra ver o Neojibá contigo, fiquei estonteante. Tivemos os melhores diálogos. Pude indagar sobre seu dia. Sua vida. O que achou da minha pessoa. Meu dia foi maravilhoso.

Fragmento 24

Reparei que na semana que se seguiu nos falamos cada vez menos. É uma reação natural. Quando pessoas se conhecem pessoalmente elas anseiam pelo contato presencial. Fiquei um tanto triste por ter menos detalhes do teu dia. Mas valeu muito a pena ver-te.

Fragmento 25

Júlia, o mês de agosto se passou e foi horrivel. Eu odiei. Fiquei com muitas duvidas na cabeça simplesmente por que voce não falava comigo. Não me respondia de jeito nenhum. Você soube como me colocar em confusão mental. Já não basta o meu excesso de imaginação?

Falando contigo descobri que a tua falta de resposta na verdade era porque voce estava muito ocupada dando aulas e tua vida tava agitadissima. Os poucos momentos em que nos falamos valeram a pena. Mantive distancia destes meus fragmentos justamente por conta disso.

Fragmento 26

Julia, acho que ja é dia vinte de setembro. creio que adquirimos, ou quem sabe retornamos, àquela velha estabilidade. Me agrada muito falar com voce. E me agrada muito que voce as vezes me chame, mesmo que muito raramente. E me agrada ainda mais saber que quando eu te ligo voce não acha chato as minhas besteiras aleatorias sobre a vida, o universo e tudo mais. falar sobre A vida bastaria se eu te telefonasse todo dia.

Fragmento 27

Penso com cada vez mais frequencia em te escrever uma carta e te entregar durante o anipolitan. Eu creio que encontraria com facilidade um lugar recondito para cumprir a missão suicida de me declarar pra voce. Não acho que voce vai se assustar. Acho até que voce ja imagina que eu te amo. Fico pensando em estatisticas e probabilidades. Pra mim o mais provavel é que voce me responda um talvez. Mas talvez nem eu saiba o que esteja dizendo.

Fragmento 28

"Será só imaginação?

Será que nada vai acontecer?

Será que é tudo isso em vão?

Será que vamos conseguir vencer?"

Esse seu jeito arredio as vezes me assusta.

Fragmento 29

Júlia, voce me disse que iria se reunir aqui proximo ao meu bairro num evento de venda de livros e outras coisinhas pra ajudar na formatura da sua turma. Fiquei feliz por poder finalmente ver-te, mas logo depois eu soube que justamente nessa data seria ruim pra mim. De fato foi frustrante e eu não conseguiria matar minhas saudades de voce. Pouco depois voce entrou em contato dizendo que o bazar tinha sido adiado. Eu não podia receber noticia melhor. Acho que foi nesse momento que eu resolvi escrever minha carta pra voce.

Fragmento 30

O plano A é lhe entregar a carta e mandar você só abrir em casa. Ái de voce se tiver a gaiatice de abrir em minha frente. Me declarar no meio do evento não vai ser conveniente. Mas eu ligo pra conveniência?

Fragmento 31

Escrevi a carta e pedi consultoria a algumas amigas. Uma quase chorou pelo que eu te escrevi. Ela reclamou comigo. A outra ficou extremamente nervosa e intrigada pela resposta que voce me dará, emocionada tambem. De fato, há muita verdade no que lhe escrevi. Quando escrevo parte de mim vai para o papel. Há MERAKI no que eu lhe fiz hoje.

Fragmento 31

Perguntei a que horas eu poderia te ligar, falei que não queria ser inconveniente naquele dia. Voce riu. Esse contato pelo whats app é meio frio e eu ja tava com saudades da tua voz. Falamos sobre um monte de coisas. Aborto, filmes em sequencia e até maquiagem. Acho engraçado esse nosso esquema de conversa onde cada um tem a liberdade de desligar o telefone quando bem entender... Confesso: eu tava com sono mas o prazer de conversar contigo era maior. Confesso também que teria coragem o bastante pra desligar e ir dormir se você prolongasse demais a conversa. Mas prolongar a conversa era trabalho meu. Sou eu quem gosta de ouvir a sua voz.

Fragmento 32

Hoje eu pesquisei na internet sobre como fazer cartas. Me dei conta que nunca escrevi uma carta antes. Pesquisei alguns modelos de papel de carta mas muitos são fru fru e tem ursinhos e coraçõezinhos broxantes. Mandei um email pra mamãe e pedi pra ela trazer folhas de oficio com linhas. Eu jamais conseguiria escrever em oficio sem linhas. Seria a escrita nervosa por linhas muito tortas.

Fragmento 33

Essa ta sendo uma das semanas mais extenuantes pra mim. To cheio de coisas pra fazer na universidade mas mesmo assim, mesmo parando as 1h e 30min da madrugada pra te escrever eu vou prosseguir com meus planos. Faltam apenas três dias.

Fragmento 33

Essa ta sendo uma das semanas mais extenuantes pra mim. To cheio de coisas pra fazer na universidade, mas mesmo assim, mesmo parando as 1h e 30min da madrugada pra te escrever eu vou prosseguir com meus planos. Faltam apenas três dias.

Fragmento 34

Hoje, na verdade há pouco te entreguei a carta. To aqui esperando tua ligação. Fiquei menos nervoso do que eu achei que ficaria. Foi legalzinho o dia. Já sabe tudo que sinto em todos os seus pormenores. Os poemas abaixo foram feitos pra você. Espero que goste. Espero que possamos escrever juntos mais fragmentos. Ao fim deixo três pontos. Não termina aqui. Pontos finais não me agradam...