Aos Amigos de Ditto

Aos amigos de Ditto,

(Não se aproxime se não for um deles.)

É vetado a qualquer um o direito de corrigir ortograficamente ou gramaticalmente [ou de qualquer outra forma] qualquer palavra escrita nesse texto, a exceção de Yslane Sá [por motivos de compensação]

Sabe, [é eu to falando com você mesmo] é muito difícil escrever esta carta porque despedidas não me agradam, mas eu tenho que agradecer pelo período que passamos juntos. Avalio as pessoas pelo valor que agregam a mim. Valorizo o conhecimento. Avalio as pessoas pelo que me ensinam. Se você está lendo isso provavelmente o seu nome está aqui e se seu nome não está aqui você não está lendo isso, não tem permissão [isso torna aquele provavelmente lá em cima completamente desnecessário, eu sei. Se você me conhece sabe que esse é o meu estilo]. Insisto que leia com calma e em um ambiente também calmo, Não se espante se ao ler isso você ouvir minha voz. Não se espante se disserem que você está rindo do nada. Não se espante se você gostar, também não se espante se você não gostar. Caso ouça a minha voz, caso lembre-se de mim, saiba que sou eu usando toda a minha mitosidade para me aproximar de vocês. Eu sempre o terei em minha mente, sempre. Ao ler isso lembre-se, minha presença também está ai. Afinal, pode-se estar presente mentalmente. Os dias na escola foram todos fantásticos e apesar de eu não gostar do curso não me arrependo nem um pouco de ter ido pra esse colégio. Nem por um segundo. Conheci pessoas fantásticas com quem dividi momentos fantásticos.

Quando entrei nesse colégio tinha relações apenas com pessoas da minha sala. No segundo ano comecei a ampliar meus horizontes. Confesso: notei algo especial em todos. Todos tinham algum talento, sempre havia alguma habilidade por trás de cada pessoa. Isso fez com que eu me questionasse qual a minha habilidade. A resposta não foi boa e não veio rápido. Esperei um ano por ela. Constatar que você não sabe fazer nada é extremamente frustrante. Você começa a se sentir inútil. Sem vias de escape das pressões do mundo que te cerca. Todos produzem algo, todos são artistas e eu não sou nada. Olho pra um lado e vejo músicos, do outro lado dançarinos e do outro jogadores de futebol. Por onde há gente há arte. Todos me cercam e eu estou no meio apenas a apreciar. Estava num lugar, mas estava deslocado. Entenda, quando você gosta de alguém precisa dar algo vindo das suas próprias mãos. E eu era um sem mãos.

Então, não me lembro quem (ou quens), colocou um violão na minha mão. Eu já tinha estudado muito teoria musical, na pratica não sabia nada. Tiveram toda a paciência e me ensinaram como dedilhar, como tocar nas cordas. Tudo começou aí mas não acabou aí. Embora houvessem musicas para tocar eu não sou compositor. Realmente eu me senti melhor,no entanto tocar é apenas uma reprodução, não uma produção. Não era algo meu. Sempre fora bom mas não vinha de mim. Quase um ano depois cai nas poesias graças a três pessoas (Rafael Fagundes,Naiara Borges e Paulo Leminski). Este primeiro deu-me as rimas; a segunda deu-me profundidade e a maravilha de nossas interações; já o terceiro deu-me tudo.

A profundidade da poesia deu-me uma liberdade imensa. Deu-me exatamente o que eu buscava. Finalmente uma forma de expressão minha, completamente minha e inteiramente original. Finalmente algo que eu posso produzir, posso passar e repassar. Posso lembrar que veio de mim. Meu caro, se você não sabe a importância de ter algo completamente seu ou de presentear alguém com algo completamente seu você não experimentou um décimo do sabor da vida.

“Sorrir

Em disputas, públicas competições.

Em vãos sorrisos, múltiplas ações.

Grandes festas e comemorações

Escondem ocultas canções de solidão.

Em busca incessante, no esconderijo hilariante do meu riso, busco a companhia de alguém que me dê mais que sorrisos.”

A máxima do que eu produzo veio-me ainda ao fim do meu segundo ano. Estava em minha mente há dias. Há vários dias. Não sei porque eu me esforçava em conter. Como uma corrente de água que não pode ser rompida eu sabia que aquilo teria de sair ou eu enlouqueceria. Resolvi deixar sair. Escrevi na ultima pagina do meu caderno, desci dois lances de escada e pedi a opinião de Sandy. Para a minha surpresa ela gostou muito. Depois disso resolvi mostrar pra Mércia. Ela também gostou muito e deu-me as dicas que precisava para dar densidade à minha estória. De inicio relutei um pouco, mas acabei me dando conta de que realmente estava muito melhor. Assim eu me encontrei completo. Ser um criador de mundos é algo indescritível. Sou capaz de criar-te e de reinventar-te a meu bel-prazer. Criar outros universos outros assassinos. Ser milhões de outros. Posteriormente, as contribuições de vários outros ajudaram-me e continuam a ajudar-me, em especial as contribuições de Kamila, Sandy, principalmente a contribuição involuntária de Karen que me possibilitou terminar minha primeira historia e mais recentemente a frieza de Gabriela. Vivencias são essenciais para um escritor. Vivencias essas que vocês me proporcionaram. Sim, isto é um grande agradecimento. Procure por minha história nas livrarias da vida. Com certeza um dia desses você vai achar.

Vou escrever algo para cada um de vocês. Alguns terão apenas uma frase outros terão textos maiores. Não se zanguem e não se importem com isso. O que vale não é a quantidade de palavras, o que vale é a intensidade do que dizem. Creio que a palavra seja como o olhar, o olhar certo, lançado no momento certo, à pessoa certa, pode ser tudo, pode fazer o coração disparar. Da mesma forma são as palavras. Com muitas posso fazer gelar a alma, com poucas posso fazer disparar o coração. Tudo é uma questão de intensidade. Talvez vocês não compreendam o que me ensinaram e nem como o fizeram. Importa apenas que saibam que me ensinaram muitas coisas. Obrigado a todos.

Vamos deixar de enrolação e começar.

Vinicius

Cara, você me ensinou que a auto-estima e a auto aceitação estão ligadas. Saber o valor de si mesmo e saber sempre que se vale muito são coisas extremamente importantes na vida. Nunca te vi de mal humor, nunca te vi tristonho.

Ariel

Foi estranho aprender com você a não ligar pra chacota dos outros

Isabel

“Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade.”

- Albert Einstein

Sua presença foi singular, não me lembro do dia que te conheci. Foi rápido demais. Foi maluco demais. Tava sempre com um jeito no andar, porque não dizer um jeito no viver. Meio irresponsável, mas eu gosto. Cuidado, nem tudo que eu gosto é completamente bom. Os tempos que ensaiamos foram os que mais tive contato com você e pude ver que por detrás da tua camada de irresponsabilidade há muita disciplina e exigências impostas a si mesma. Cuidado! Você pode cobrar demais de si mesma as coisas erradas. Você me ensinou a jogar tudo pro alto. Não há motivo para suportar o insuportável. Ou o menos suportável. Em contrapartida vi-me incentivado a dar o meu melhor. Tua disciplina um dia vai te levar longe, saiba usá-la com sabedoria. Sabedoria é a aplicação pratica do conhecimento. Conheça as pessoas certas, conheça as coisas certas. Não ande por caminhos que não levam a lugar nenhum.

Mateus

Voce me ensinou a mexer as mãos no ar de um jeito coordenado (enquanto estou empolgado) sem parecer idiota. E também me ensinou que isso não é idiotisse. Me ensinou a falar com um sorriso no rosto (essa é uma habilidade rara). Me ensinou a não deixar de ser eu mesmo.

Chewbacca

Cara, desculpa. Voce não ensinou muita coisa não. Mas me deu o apelido de Ícaro. Jamais me esquecerei. sempre que eu andar pelo corredor longo e ver um cara super alto ouvirei o leve som de alguém dizendo: ÍCAROOOO!

Mariana

Você tava sempre lá com um sorriso no rosto. Depois de um tempo percebi que analisava todo mundo. A principio duvidei se você deixava suas emoções influenciarem seu julgamento. Um dia desse me dei conta de que não. És alguém de consciência bem sensível e isso é admirável. No filtro da tua consciência so os melhores, os verdadeiramente bons, passam.

Kamila

Posso passar dias falando das nuances da sua personalidade. Ate hoje me lembro do dia que te conheci. Andamos até a lapa conversando sobre Beethoven entre outras coisinhas, era meu segundo ano. Desde então acompanhei as mudanças que ocorreram com você. Sutis que se fizeram surpreendentes. Creio que daquele tempo para cá você amadureceu muito e muito rápido. Sem perder a alegria que te acompanha. Voce é a mistura de duas coisas que muitos pensam ser opostas mas não são. A seriedade e a brincadeira; a madureza e a infantilidade. Tudo muito bem dosado, conseguir a proporção correta é bem difícil.

Os dias que passamos no curso de teatro foram muito marcantes, os mais engraçados e proveitosos momentos vieram dali. Momentos verdadeiramente felizes de um modo que eu nunca tinha experimentado.

Como eu já te disse certa vez: você é uma das pouquíssimas pessoas desse colégio com quem eu namoraria. Sua personalidade fantástica me surpreende ate hoje. Acho que estou me embolado com as palavras ao tentar te descrever, é só porque você é indescritível. Seu jeito meio louca meio sã está na medida perfeita. Divertidíssima. Teu esforço vai te levar muito longe. Seu ser vai te levar muito longe.

Lamento apenas duas coisas: não terminar teu conto à tempo de te mostrar (mas um dia terminarei e te mostrarei) e não conseguir terminar a historia pra todos (essa também terminarei, algum dia). Fiz um musica que inclui seu nome (estará em anexo) e o prólogo do teu conto estará em anexo também.

Joyce

Pra toda vida quando me lembrar de musica me lembrarei do teu nome. Seu ritmo é tão intenso que mal posso acompanhar. São muitas musicas muitos discos. És uma pessoa muito dinâmica, terás alguém também muito dinâmico ao teu lado. Não te vejo em outro lugar que não seja numa gravadora. Obrigado pelas discografias, pela amizade, pela companhia e por me ensinar a paciência de ouvir coisas novas nas discografias dos artistas que já conhecemos. Isso trás inúmeras surpresas. A vida trás inúmeras surpresas. Só seja mais honesta consigo mesma. Assuma e admita a realidade ao menos para si mesma. E jamais tenha medo de tomar as atitudes drásticas que devem ser tomadas.

Talvez eu seja enganado inúmeras vezes...

Mas não deixarei de acreditar que em algum lugar alguém merece minha confiança.

Aristóteles.

Gabriel

Você foi companheiro de todas as horas, talvez seja por isso que tenho fortes pressentimentos de que nossos caminhos ainda irão se cruzar no futuro. Ensinou-me mais do que é possível pôr no papel. Creio que você entendeu todo aquele conto que escrevi para você. Tudo que eu gostaria de te dizer está nele. A mudança que creio que é necessária em você está nele.

Luciano

Aprendi lógica, aprendi a dedilhar, aprendi a refutar qualquer otário por ai (a exceção de você). Muito obrigado.

Sandy

Poucas vezes na vida encontrei alguém com quem tivesse uma afinidade tão grande quanto a que eu tenho por você. És de um valor inestimável. Soube me ouvir nos momentos certos, soube guardar meus segredos. Nossa sintonia foi se afinando, não pouca a pouco, muito rápido. Tenho você como uma verdadeira irmã. Não vou te largar de jeito nenhum. Nossa amizade vai para muito alem da escola.

Gabriela

Tudo o que eu gostaria de te dizer. Tudo o que quero que saiba voce sabe. Você sabe tudo sobre mim e não há nada que eu queira te dizer que eu já não tenha dito da forma que mais gosto de fazer, pessoalmente.

Josiane

Minha gigante favorita

Karen

Foi muito bom ver-te amadurecer ao longo dos tempos e ir de menina prezepeira à mulher comedida que é hoje. Sempre te achei uma fofura (com um jeito sensual de vez em quando). Creio que nunca te disse isso, se não disse está dito para que eu não me arrependa. Jamais te esquecerei.

Desde o começo eu sabia que havia alguém bastante sábio dentro de você. Eu vi certa vez seu rosto transfigurar-se completamente e te vi se transformar em outra pessoa quando se tratava de um assunto sério. Tem muita sabedoria dentro de você. JAMAIS TE ESQUECEREI.JAMAIS

Naiara

Foi você quem me incentivou a escrever no recanto das letras. Foi por sua causa que passei a registrar meus escritos, por isso, te devo quase tudo o que escrevi. Sem sua influencia e sem nossas colaborações eu não seria o poeta que sou. Minhas palavras não teriam tamanha profundidade.

Aínes

O que mais terei saudades é daqueles beijos sinceros dados no meio do corredor e daqueles abraços apertados que podiam ser dados sem hora marcada. Assim que a gente se visse.

Andressa

Seus poemas ainda me fascinam. Você é minha poetisa favorita.

Anexo I [ a historia de Kamila]

Uma menina, Camila 16 anos, Tem uma madrasta que a maltrata muito. O pai de Camila trabalha em uma petrolífera e viaja muito o que permite que Elize ,a madrasta, cometa as piores torturas com Camila. Elize constantemente a espanca e acorrenta Camila em seu quarto e a força a fazer serviços domésticos e comer alimentos estragados ela até mesmo já trouxe um de seus amantes em casa e fez com que ele a molestasse. Os únicos dias que Camila não sofre é quando seu pai esta em casa, nesses dias Elize trata Camila como uma filha querida, por apenas 5 dias o pai de Camila estará em casa. Durante esse tempo Camila executará seu ousado plano de vingança que inclui fazer Elize passar por louca e culminará em enterrar a própria madrasta, viva.

Anexo II [A musica]

A GALERA DA ZUEIRA

(DUAS PRA BAIXO UMA PRA CIMA, RITMO LENTO)

G4 G7 C Em

Vamos sair com a galera da zuera

C G Em

Festejar e ir fazer besteira.

C G Em Am7

E se num bar o professor eu encontrar

(Am C F5 E5) 2X (DUAS PRA BAIXO E UMA PRA CIMA, RAPIDO)

Mas isso nem pensar

Am C F5

Vamo sair, vamo beber, vamo zuar,

E5

e festejar.

Am C F5 E5

Vamo dizer vamos fazer , vamos mandar e ordenar.

Am C F5 E5

A galera da zueira não descança nem um dia.

Am C F5 E5

Nós fazemos mais besteira que a maluca da Kamila.

Am C F5 E5

Já não quero mais cantar. Já não sei o que fazer.

Am C F5 E5

Eu vou largar o violão e vou zuar com vocês.

Am C F5 E5

A galera da zueira não descança nem um dia.

Am C F5 E5

É festejar a noite inteira ate amanhecer o dia.