CARTA A UM AMIGO DESAMPARADO

10.10.1984

Caro amigo:

Tudo bem?

Estou aqui porque fiquei sabendo das suas necessidades e aflições, sei também que não há em sua vida quem o conforte e ajude, nem quem te aconselhe sobre a vida; sei que você já não suporta a vida que está levando e que precisa mudar com urgência...

Há momentos que as palavras não resolvem mais, nem uma atitude. Mas, eu conheço uma pessoa que me ajudou a resolver todos os meus problemas e me fez sair de situações extremas, mostrando para mim uma vida muito melhor do que a que eu vivia; ajudou muitas outras pessoas também e eu também.

Esta pessoa tem um modo especial de ver as coisas, e os seus conselhos são fontes de águas vivas e correntes. Ela nos faz ver tudo muito diferente, de uma forma melhor. Para podermos seguir o caminho que ela nos ensina, precisamos escutar e tirar o máximo de tudo o que ela nos ensinar.

Ela é Jesus, Jesus Cristo, é o seu nome. Está sempre presente em nossas vidas, muitas vezes nós é que não o vemos agir em nossas lutas, nem o sentimos fazer o bem em nosso viver.

Certa vez escreveu assim em seu livro: O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.

Jesus é dono de tudo o que se possa imaginar. Ele criou, fez surgir e deu vida a tudo, nos fez a sua imagem; portanto, pertencemos a Ele, e se somos propriedade sua, devemos buscar dEle todo o suprimento para as nossas necessidades, e Ele dá de graça.

Sei que você meu amigo sofre injustamente e não merece essa condição em que se encontra. Mas sei também que só há um jeito de você estar livre de todas essas injustiças, e você agora também sabe.

Pois então, confia-lhe todas as suas necessidades e Ele proverá; entrega o teu caminho ao Senhor e o mais Ele fará, é só você querer, pois Cristo quer.

Sabe, a vida nos impõe diversas condições para viver, e na maioria das vezes não conseguimos acatar tudo, acompanhar e muito menos nos moldar a elas. E você sabe por que? Porque ela é pesada, nos cansa servi-la e o pior, mantê-la.

Esta outra vida que está lhe sendo apresentada não é pesada, não cansa, não desanima, não entristece, não se impõe e você sai dela quando quiser e se quiser.

Você precisa concordar comigo que nas mudanças que fazemos sempre se perde alguma coisa, as vezes, até algo de muito valor. Nessa mudança também se perde, mas posso te garantir com absoluta certeza, que no fim é muito melhor, e aquilo que se perdeu, se ganha em muito maior valor, porque isso o que se ganha é para sempre e ninguém pode roubar, pois sempre estará em seu coração. E também não se consome como as coisas velhas da vida, pois o que é de Deus, é eterno.

Então, vê-se claramente que o homem escolhe o seu próprio caminho. Deus apenas julga. Certamente o caminho de Deus não é o do homem, aqueles que seguem o caminho de Deus, vivem felizes, tendo a aprovação dEle para o que fazem.

As características da alegria são: entendimento, sabedoria, humildade, compreensão, fé, confiança, perseverança, domínio próprio, esperança, virtude, espiritualidade, honestidade, paciência, tolerância, prudência, consciência, constância, sinceridade, amor ao próximo e a si mesmo, paz, caridade, calma, mansidão, etc.

A alegria, no plano espiritual, é comprada com ouro provado no fogo. É a íntima relação entre o homem e Deus. É a inteira despreocupação com tudo. É viver como os pássaros, que não plantam e têm comida sempre. É viver como os lírios do campo, que não fazem roupa para vestir. É viver cada dia, todo dia. É ter a certeza de que a vontade de Deus é a mesma nossa. É ser sábio à altura de Deus. É o puro e singelo amor por tudo quanto foi criado e também viver a obra da criação. É a humildade no coração que constrange a aceitar aquilo que não é de vontade própria, é até morrer por amor, e morrer crucificado para baixo. É atentar mais a ouvir e menos a falar. É tanto mais que não dá para contar, só é possível viver.

É fato! O que tiver de acontecer, irá acontecer.

Porém, ainda é fato que tem ouro para vender. E está aí para qualquer um comprar, ainda é tempo..., e é de graça.

Jamais diga: Tenho de tudo, sou rico. Não se orgulhe do que tem aqui, reconheça que Deus é quem tudo dá, e do mesmo modo que dá, também pode tirar. Portanto, o que se ajunta no céu ninguém tira, ninguém.

Lembre-se: a alegria está ao lado de quem não a comprou ainda. O modo como irá comprá-la, para que a alegria viva dentro de você, é particular de cada um, é uma história íntima e pessoal.

Contudo, esforça-te e encontrará, procure e acha-la-á; deixe-se viver, naturalmente; esforça-te em não fazer nada, deixe tudo com Deus. Porventura pode o homem acrescentar a si mesmo um palmo à sua estatura? Deus pode!

O não fazer nada é não procurar soluções para os problemas, é não se apavorar diante da tribulação, é estar parado e ver que só Deus pode socorrer, é dobrar os joelhos em terra e orar confiando-lhe tudo: Senhor, sou teu...

Gui Medeiros
Enviado por Gui Medeiros em 15/10/2015
Código do texto: T5414935
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.