Carta a um(a) Adolescente....

Aproveite a sua vida! Pois tudo passa tão rápido que daqui a pouquinho você será um adulto, com inúmeras responsabilidades que nem terá tanto tampo para você...

Aproveita mesmo! Mas não se esqueça: Aproveitar a vida não é destruí-la.

Andam dizendo por aí, que o adolescente tem que “curtir”. Pois não é verdade? O que torna a existência do jovem interessante é poder curtir o que há de melhor na vida!

Mas tem um porém: tem gente que ainda acredita que o melhor da vida é intoxicar o corpo com umas “coisinhas” que os caras vendem... Daí tem outros que desesperados por essas drogas vão fazer de tudo para tê-las, desde vender a própria roupa até roubar as posses de outras pessoas. Nossa! Que tipo de curtição é essa que acaba em desgraça?

Depois tem outros jovens que decidem curtir perdendo toda a sua noite por aí, fazendo não sei o quê, na rua ou na net, massacrando o corpo – Será que ninguém falou pra eles que dormir bem não é um luxo, mas uma necessidade do organismo para ser saudável?

Aí tem aqueles que estavam até indo bem na escola, mas começam a “matar aulas” (aulas não morrem viu?), só pra curtir mais um pouquinho e quando se dão conta, acham que curtiram tanto, mas tanto, que até a profissão que poderiam ter “saem curtindo sem eles...”

E por falar em curtição, me lembrei de uma jovem que muito apaixonada foi curtir um cara. Ele até parecia bacana e tal, mas ela se esqueceu o que muita gente já descobriu: as aparências enganam. Poxa, claro que não era proibida de ter sentimentos, mas precisava largar tudo o que era mais importante na vida dela?

Como vou amar alguém se não me amo o suficiente? Missão impossível.

Pois então, ainda tem o negócio da amizade. Não sei se você já percebeu: o cara fala que é seu melhor amigo, que você é legal, mas tem que fazer tudo o que ele faz. Ah... Dá um tempo! Que tipo de amizade é essa que só me aceita se sou igual? Então quer dizer que sou um fantoche e pra ser aceito vou ter que me dar mal? Será que não sabem que amizade é respeito? Ah, sabe.

Então, mas tem adolescente que é iluminado, esperto e aproveita como poucos. Curte a vida, mas curte mesmo!

Curte a família; as pessoas que ama; a natureza; a música; os esportes, os estudos, a liberdade de ser realmente Feliz.

Curte tanto que supera as barreiras da vida, se torna um exemplo de pessoa dedicada, confiável, e que sabe fazer boas escolhas para si.

E um dia, quando o tempo passar (porque a juventude é um piscar de anos), lá na frente do caminho, ele vai lembrar-se de tudo de ruim que abriu mão e que valeu a pena, se sentirá realizado, de bem consigo mesmo e vai dizer: “Nossa, ainda bem que eu curti muito... E por isso hoje estou bem!”

(Porque na boa: o mundo tá cheio de gente que pensa que curtir é se lascar.)

Jacqueline Campos Rojas
Enviado por Jacqueline Campos Rojas em 21/04/2014
Código do texto: T4776948
Classificação de conteúdo: seguro