CARTA AO DESCASO

CARTA AO DESCASO

CARTA AO PLANO DE SAUDE SÃO FRANCISCO VIDA E HOSPITAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS – JACAREI – SP

Jacarei, 04 de junho de 13.

Caro responsável pelo Pronto Atendimento do Hospital São Francisco de Assis,

Caro responsável pelo plano de saúde São Francisco Vida.

Dia 16/05/13, comecei com um quadro clinico de dor de cabeça frontal, dor de ouvido e dor na nuca. Tentei marcar consulta com Otorrinolaringologista sem sucesso, por esse motivo passei a tomar Paracetamol e comecei a aplicar Otosynalar em meus ouvidos.

Dia 17/05/13, o quadro tinha evoluído para um estado febril, dor de garganta, muita dor de cabeça e a dor na nuca chegavam ao meio do costado e uma discreta tosse. Tentei novamente marcar uma consulta com Otorrinolaringologista, mesmo explicando os sintomas consulta apenas para o final de junho. Adicionei própolis ao meu tratamento

Dia 19/05/13, a dor de cabeça era insuportável, febre de 40.6, a dor da cervical chegava ao meio das coxas, dor de ouvido e garganta. Troquei o Paracetamol por Dipirona.

Dia 20/05/13, fui para o pronto atendimento do Hospital São Francisco de Assis. Passei por consulta por Dr. Paulo. Ele:

- não mediu a pressão

- não mediu a temperatura

- uso o otoscópio depois que eu perguntei se ele não olharia meu ouvido

-não fez auscultação cardíaca ou pulmonar (não usou o estetoscópio)

-pediu uma radiografia de seios faciais e frontais.

Diagnostico: Sinusite com Otite. Dor da cervical que descia até a coxa problema de coluna. Pediu para aplicar Profenid, Dipirona e outro medicamento que não me recordo.

Receitou Astro 500, Prelone 20mg BID, Fluimucil e Novalgina.

Fiquei nesse dia no Hospital das 11h00min horas as 19h00min horas.

Dia 24/05/13 Acabou a medicação receitada. A Novalgina segurava a febre por um período inferior a seis horas, a dor nas costas era insuportável impedindo o conforto em qualquer posição, a dor de cabeça me impedia de realizar qualquer coisa. Tosse.

Ocorreu melhora na dor de ouvido e garganta.

Como ele falou que era um problema de coluna procurei um massagista de Shiatzu que nada viu de errado com a minha coluna.

Dia 25/05/13 às 20h00min horas tornei a ir para o pronto atendimento do Hospital São Francisco de Assis. Demora enorme, não conseguia respirar de tanta falta de ar. Dor na cabeça e costas e peito me causavam enjoos. Não conseguia falar de febre, quando sai de casa estava com 40º. Próximo das onze horas pedi pelo amor de Deus para a atendente me arrumar um lugar para deitar e um cobertor.

Finalmente o medico veio para me examinar, com muita dificuldade relatei tudo o que está escrito acima para ele (Não lembro nem o nome do medico, novo, moreno). Em nenhum momento ele colocou a mão em mim, não realizou nenhum exame físico. Quando falo nenhum é nenhum.

Pediu para aplicar Decadron, Ranitidina ou Cimetidina (não me lembro agora), Metroclopramida, Dipirona. Acabando a medicação a enfermeira perguntou se eu havia melhorado e falou que o Dr. Pediu para liberar-me.

O Diagnostico desse medico foi de espasmo gástrico por causa da associação da azitromicina com predinisolona.

Não houve receita, por esse motivo não sei o nome do medico.

Dia 27/05/13 comecei a correr atrás de um pneumologista, consulta apenas em setembro. A falta de ar era insuportável, assim como as dores e tontura.

Dia 28/05/13 religuei para os pneumologistas perguntando para quando tinha consulta particular e o primeiro que eu tentei tinha para o mesmo dia, no dia anterior ele pelo convenio SFV teria apenas em setembro.

Prefiro omitir o nome do pneumologista, pois a questão dessa carta é outra.

Ele solicitou radiografias de Tórax e Face. Na radiografia feita dia 20/05 ele observou apenas uma discreta sinusite que hipótese alguma geraria tanta febre e dor.

Ligo na Tomovale, pelo convenio SFV teria horário para as radiografias apenas dia 03/06, isso após a liberação é claro. Isso feito do consultório do Pneumologista.

Torno a ligar outra vez e falo as mesmas palavras e falo que as radiografias seriam particulares. Foram marcadas para duas horas mais tarde.

Diagnostico Pneumonia. Gripe H1N1 (?) poderia ser, mas os corticoides mascarariam qualquer exame.

Foi Receitado: amoxicilina com clavulanato de potássio. Claritromicina e Oseltamivir (Tamiflu) este ultimo fornecido pela rede publica.

Desde dia 31/05/2013 comecei a melhorar e Graças a Deus hoje dia 04/06/13 voltei ao trabalho, mas ainda apresentando falta de ar e às vezes tontura.

Caros responsáveis. Relatei tudo isso da maneira mais minuciosa possível apenas para pedir aos senhores (as) que pelo amor de Deus orientem os seus médicos a examinarem os seus pacientes. Eu como veterinário utilizo o estetoscópio, otoscópio e termômetro e todos os pacientes seja antes de uma mera vacina, seja por uma tosse, seja por uma gastroenterite. Não acredito que as escolas de medicina humana estejam mandando para o mercado, jovens que tem a “preguiça” (é o único motivo que consigo pensar) em realizar um exame clinico mínimo.

Não acredito que esses médicos tiveram aula de semiologia sem tocar em seus pacientes. Então caros responsáveis; creio que a responsabilidade da “preguiça” desses médicos seja por causa de uma falta de fiscalização e um de vocês responsável pelo pronto atendimento.

Senhores (as) se eu não tivesse tomado à iniciativa ou não tivesse condições de procurar um medico particular onde eu estaria?

Outra perguntar o que fazer quando se precisa de um especialista tendo convenio e esse não tem horário para consultas pelo convenio, mas apenas particular?

Espero que esta minha carta mostre aos senhores (as) minha indignação pela escolha dos médicos que os senhores contrataram e espero que os senhores (as) e seus familiares jamais passem por consulta por médicos que tem preguiça que realizar o exame clinico mínimo.

Finalizando se os médicos plantonistas não sabem como realizar um exame clinico, qualquer veterinário (que se tenha o mínimo de experiência) utiliza em seus pacientes os seus instrumentos básicos (estetoscópio e termômetro) e trata os seus pacientes (no meu caso cães e gatos) com respeito, dignidade e amor.

Agradecido pelos senhores terem lido minha carta e na esperança que peçam aos plantonistas um melhor exame clinico de seus pacientes

André Eduardo Zanarella Ferreira

CRMV SP 6585

RG 18831008

André Zanarella
Enviado por André Zanarella em 05/06/2013
Código do texto: T4326873
Classificação de conteúdo: seguro