AO ESCRITOR MOACYR SCLIAR

Fevereiro de 2013

Prezado Escritor Moacyr Scliar

Espero que, aí em sua nova morada, esteja gozando a merecida paz. O lugar para onde vão os bons, aqueles que só fizeram o bem entre nós, e a quem Deus reservou.

Confesso ser um grande admirador de sua obra literária. Comecei a admirá-lo na coluna da Folha, com suas histórias tiradas de fatos curiosos acontecidos e noticiados pelo jornal. Brindava os leitores com redação simples, clara, concisa, retratando o cotidiano, de forma a angariar grande número de admiradores.

Em minha curta carreira de quatro anos como iniciante a escritor, com

três livros já publicados, num deles, o último, Crônicas e Contos de um Saudosista (2012), nos contos utilizei esse seu modo de contá-los, todos ou quase todos, baseados em notícias da imprensa.

Creio não estar cometendo o plágio.

Não sou conhecedor de sua extensa obra publicada. Estou, agora, começando a tomar conhecimento dela. Fui atraído, também, com o lançamento no Brasil, do filme As Aventuras de Pi (Life of Pi), que conseguiu ganhar diversos prêmios na edição do Oscar deste ano. Baseado na obra de mesmo nome, do canadense Yann Martel. Fiquei sabendo da celeuma causada pelo fato do autor do livro ter cometido um suposto plágio de sua obra Max e os Felinos. Como está sendo levado o assunto?

Estou lendo, agora, seu O Exército de um Homem Só, romance muito interessante, que prende a atenção do leitor, ávido de conhecer o fim da história. Capitão Birobidjan, o Companheiro Mayer, personagem principal, é uma figura muito interessante.

Desculpe-me a ousadia em escrever esta missiva, supondo não estar tomando o seu precioso tempo, nem atrapalhar seu merecido descanso. Apenas, pretendi demonstrar minha grande admiração que tenho por você, e por sua obra.

Um grande abraço.

Aristeu Fatal

Aristeu Fatal
Enviado por Aristeu Fatal em 27/02/2013
Reeditado em 27/02/2013
Código do texto: T4163108
Classificação de conteúdo: seguro