Ao povo brasileiro (ou lições de como o gavião deixa de ter inveja da mariposa)

Eu cresci (decada de 90 a inicio do séc. XXI) ouvindo como o povo argentino era mais politizado que brasileiro, pois eles discutiam politica nos bares, que se alguma politica de seus governantes lhes desagradavam, iam a praça fazer "panelaços", que todo taxista de Buenos Aires era quase um Dr. em Ciências Politicas. E que as taxas de crescimento do Brasil era uma vergonha perto dos quase 8% de crescimento argentino.

Isso sem falar no futebol comparavam os contratos de patrocínio dos times da grande BsAs eram comparados aos gigantes europeus.

Já os times e campeonatos brasileiros sempre uma grande bagunça, reflexo de nosso povo apático, sem amor a terra e nossa politica??? Sempre uma piada e nossas taxas de crescimento ridículas.

Agora estamos no início de 2013, eles tem uma chefe de estado desequilibrada e aqui nosso ministro do comércio pensa em alternativas para comprarmos mais produtos de nossos "hermanos" para equilibrar um pouco a balança comercial, quem antes tirava férias no nosso litoral hoje fica a beira do seu porto triste esperando nosso visita para quem sabe vender um vinho ou um doce de leite.

Não podemos nunca esquecer o papel que temos dentro do nosso continente. E a importância que temos em nosso bloco econômico, muitas nações esperam nossa liderança, nosso exemplo, não podemos ser um gavião com inveja de uma mariposa.

Temos ótimos exemplos de como se fazer as coisas como o Uruguai que desde seu início foi um povo forte, que nunca se dobrou. E hoje planta e colhe os frutos de um governo que olha para frente. Nós que nunca perdemos parcelas de nosso território, (que pelo contrário só agregamos ao exemplo do Acre e da Amazônia Azul) querer tirar um grande exemplo de uma nação que perdeu um importante arquipélago para uma nação européia, tentou recuperar e foi rapidamente massacrada.

Temos de olhar para os nossos problemas, resolvê-los a nossa moda e não olhar para exemplos furados de nações arrogantes.

O que gostaria de ver lá? Bem a.

E inveja? De nossa Abaporu e da longevidade e dos orgasmos múltiplos de suas mulheres como de todas as outras, rsrsrs.

Um ótimo 2013 a todos!

05/01/2013.