A CANAFÍSTULA DE MINHAS LEMBRANÇAS!

Tinha sete anos quando pela primeira vez meu pai levou-me à roça da família para trabalhar. Digo da família porque todos participavam e se beneficiavam com aquilo que era produzido lá. Andávamos por cerca de uns cinco quilômetros e só depois de uma hora de caminhada é que chegávamos à roça. Lá tinha uma palhoça, onde se deixava as ferramentas de trabalho, e onde descansávamos no intervalo do almoço. Amolávamos os cutelos e íamos para a capina. Mosquitos borrachudos e moles enchiam nossos olhos e nos deixavam doidos. Ardia muito. Passávamos a mão suja de terra nos olhos e no final do dia, parecia que tínhamos trabalhado em uma mina de carvão.

Tempos bons, pois de alguma forma me identificava com a forma em que minha vida estava organizada naquele lugar. Canafístula... Lugarzinho pequeno de muita vida. Muita coisa acontecia ali, mas pela infância inocente deixávamos de querer entender a dinâmica daquele pedacinho de mundo.

O povoado tinha cerca de duzentas casas, distribuídas em sete ruas que na verdade eram estradas que cortavam o povoado. Existiam duas quitandas, a do Sebastião Zezinho e a do Luís Cula. Dois açougues, o do Veniço e o do Detin. Alguns bares e um clube de festa o do Deusdete.

Era formado por cinco ou seis grandes famílias, os Rodrigues Morais, os Correia, os Venanço, os Silva e os Costa principalmente, e alguns desgarrados que por motivos diversos chegavam naquelas paragens e permaneciam ali. A molecada passava a maior parte do tempo tomando banho no Açude do Governo ou Açude Novo. Eram grandes açudes feitos por mutirões da comunidade. Na época das chuvas, pegávamos joãos-duros, piaus, mandis, traíras, curimatás e camarões de água doce, principalmente!

Nossa inocência completava a beleza daquele lugarzinho único e cheio de particularidades. Ali formei minha personalidade e comecei a sonhar. Parti aos 10 anos incompletos, e só depois que sai é que percebi que mesmo com todas as dificuldades que existiam ali, foi lá que fui feliz 100% do meu tempo! Bons tempos aqueles!!!