Lições nas primeiras fases da vida

Escrevi esse texto aos 17 anos em um dos tantos diários que tive, mais precisamente há 11 anos, num momento em que me sentia animada pelos sonhos que almejava alcançar, mas em que me deparava com grandes empecilhos da vida. Tinha o desejo imenso de me tornar uma escritora, um grande sonho cultivado desde criança. Compartilho agora com vocês. Espero que gostem:

Tudo começa quando nascemos. Desde bebês nossos pais procuram nos passar - ou pelo menos deveriam - todas as coisas boas que eles tem, como valores, respeito, amor ao próximo... Nos ensinam a rezar e a sermos bons aceitando as dificuldades que surgirem e nunca perdendo a fé.

Na infância, procuram, na medida do possível, esclarecer as nossas dúvidas, mesmo que nem eles entendam muito bem alguns de nossos comportamentos. É deles que levamos as primeiras broncas também. E é com eles que nós podemos contar e confiar nas horas difíceis. São eles os nossos primeiros professores e nos ensinam de tudo.

São eles que nos dão tranquilidade e que são a nossa base de tudo. É com eles que aprendemos o verdadeiro significado do amor, já que como diz o poeta "o verdadeiro sentido da vida está no amor".

De bebês, vamos passar para a infância, uma das fases mais especiais da nossa vida. Quem não guarda seu brinquedo preferido ao menos na lembrança? É nessa fase que começam a surgir as primeiras dúvidas, medos, descobertas e a partir daí é que começamos a demonstrar como seremos mais pra frente, treinando com o estudo, as brincadeiras e o relacionamento com os coleguinhas.

É a época em que a curiosidade matou o gato. Queremos saber de tudo.

De crianças, então, pulamos para a adolescência, a fase em que estamos construindo o nosso futuro. É uma fase muito complicada, mas com força de vontade e paciência nós conseguimos superar as dificuldades.

É, com certeza, a fase que deixará mais saudades. Nela aprendemos a conviver com as perdas e com as mudanças que vão ocorrer daqui pra frente. É uma fase de muitas dúvidas. Elegemos os "ídolos" mais bonitos e talentosos. Os sonhos começam a aflorar, porém, para que se realizem aprendemos que é preciso se esforçar e trabalhar muito. Aprendemos que é muito bom vencer, mas que também é necessário aprender a conviver com as derrotas que fazem parte da nossa vida.

Aprendemos que nem tudo pode dar certo, mesmo que nos empenhemos muito para tentar conseguir.

É nessa fase que temos grandes decepções e algumas coisas nos marcam para sempre.

Sonhamos (pelo menos eu sonho) em nos formar, comprar um carro, ter nossa casa, constituir família e viver com conforto e moleza, mas...

Como eu já disse, vem as decepções. Porque quando crianças sonhamos muito, mas não pensamos muito nas dificuldades que teremos que enfrentar e nos esforços que teremos que fazer para alcançar nossos objetivos.

E logo nessa fase em que estamos tão confusos com tantas coisas...

Em que sorrimos feito loucos e logo depois mudamos de comportamento passando a chorar por qualquer outro motivo. Em que, às vezes, somos tão calmos e outras vezes nos aborrecemos imensamente por qualquer coisinha.

Somos impulsionados a agir de forma mais madura e as coisas próprias da infância ficam agora em segundo plano. É hora de crescer.

Responsabilidades maiores surgem. Mais cobranças, como o primeiro emprego.

Não entendemos porque algumas vezes se aborrecem conosco por não compreenderem nossas atitudes e opiniões.

Sentimentos novos surgem, em alguns casos já na infância.

Agora os nossos erros não são tão tolerados como quando éramos crianças. Dizem-nos que é preciso ser responsável, que é preciso crescer. Somos cobrados a agir de forma mais madura.

Mas calma, podemos conseguir isso lendo, estudando, escutando os mais experientes, trabalhando e nos esforçando para não nos perdermos nesse verdadeiro labirinto da vida.

Assim nos prepararemos melhor para esse mundo moderno que nos chama e que precisa muito de nós.

autoria: Hanna Paula G. Oliveira