Para a menina sob a mesa.

 

Dorival Caiymmi dizia que fazer amigo novo dava muito trabalho.
Ele tinha que sair de casa para visitar e receber o amigo em sua casa.Preferia manter os antigos. Gosto de pessoas, mas dou grande colaboração para ser desgostado com facilidade. Minha dificuldade não é fazer e sim manter amigos novos. Os antigos sabem como sou, não ficam melindrados com minhas opiniões ou quando discordo das suas, mesmo porque aceito desacordos sobre as minhas opiniões. Aliás, prefiro um bom e acalorado desacordo. Debater idéias e ideais torna a conversa mais agradável, aprendo muito sobre mim e sobre os outros em conversas acaloradas.

Afinal de contas, o que é ser amigo? O que deve ser feito por alguém para alcançar o status de amigo? É necessária presença constante para manutenção da amizade? O amigo que não vejo há vinte ou mais anos, não é mais amigo? Afinal o que é ser inimigo? Na maioria das vezes acho que essa palavra é muito mal usada. Por qualquer besteirinha chama-se alguém de inimigo.

Cortesia e gentileza entre as pessoas é um relacionamento amistoso. Esse é o tipo de amizade existente no Recanto das Letras; troca de gentilezas. É verdade que em alguns casos a gentil pessoa recantista apenas espera que você aumente o placar de leituras aos seus textos. Algumas nem chegam a ler o texto visitado, escrevem qualquer frase elogiosa e correm para outra escrivaninha.

Descobri recentemente do que são capazes algumas pessoas para chegarem ao topo da lista dos mais lidos no recanto. Que decepção. Temos necessidades inconfessáveis. Em algumas pessoas tais necessidades extrapolam o bom senso. (Humm...acho que postarei essa oração como frase).

Há pessoas carismáticas, reconheço o carisma em quem o tem, mesmo sem contato pessoal. Tenho enorme carinho por certas pessoas do Recanto. Não estão no meu MSN, nunca as vi pessoalmente, mas sinto que são amigas e sei que sou amigo delas. Muito embora eu já tenha pedido ao delegado a prisão de uma delas.

Sou teu fã por vários motivos. Sou fã de pessoas cultas. Sou fã de pessoas inteligentes. Sou fã de pessoas destemidas. Sou fã de mulher bonita, mesmo sem as qualidades que você tem. Escondo teu nome para poupar você de aborrecimentos. É muito perigoso para o homem tecer elogios as mulheres recantistas. Corre o homem grande risco de vir a ser tido como sedutor barato ou coisa pior, a nulher elogiada corre risco de ser vista como caso do elogiador.

As trocas de gentilezas em comentários aos textos fazem de nós recantistas amigos? Não sei. O que exatamente fomenta, solidifica uma amizade? Não sei. Muitas são as declarações de recantistas sobre o fim da amizade por essa ou aquela pessoa também recantista. Escritores e escritoras que mantinham relacionamentos amistosos, por motivos os mais diversos tornaram-se inamistosos. Não trocam mais gentilezas, e muitas vezes trocam farpas em textos publicados. É triste.

Dorival tava certíssimo; da muito trabaaalhooo fazer novas amizades. Grande e respeitoso abraço amiga. Se puder envie para mim o nome da revista e jornal que publicam suas colunas.

Luiz.









 
Yamãnu_1
Enviado por Yamãnu_1 em 19/04/2011
Reeditado em 09/06/2012
Código do texto: T2918836
Classificação de conteúdo: seguro