Para Sue - Afetividade Condicionada

Amiga,

eu falei que iria rolar uma segunda parte.E cá estou eu...Cheia de perguntas que não tem respostas , ou talvez as respostas machuquem tanto que eu prefira usar e abusar da minha ingenuidade para não enxergar.Após o episódio lamentavel da "santa inquisição" , eu me recolhi a clausura por uma semana.

Na verdade, eu tentei. Mas ,no dia seguinte o "padrão" se repetiu.E piorou mais e mais, porque eu não reagi ,quando ocorreu o problema.E não reagi quando tentaram abafar.Falando em padrão,você sabe: sempre que eles pegam pesado(e percebem que pegaram pesado) vem a fase de remissão através da "compra", ai me bajulam , dão presentes. Quando eu era criança isso ia do giz de cera a Barbie nova , agora são outras coisas.

E o desespero tomou conta quando eu simplesmente falei com todas as letras "Não quero.Essas atitudes não me compravam quando eu tinha 10.Não compram agora.Na adolescência eu aceitava porque considerava uma forma de punição.Mas, eu cresci.E não tenho direito de punir ninguém.Mas, se vocês acham que agiram errado, que tal "pedir desculpas" e não tentar comprá-las ´, só pra variar.". Claro falei isso e desatei a chorar e fui embora.

Passei na casa do V pra esfriar a cabeça e lá pelas tantas ele veio com essa idéia.Você fica assim porque você é uma eterna fase de transição.E você nasceu na época errada , ou sei lá...Amiga, você gosta das pessoas porque gosta, pronto e ponto final.Mas, pra o resto do mundo a afetividade é condicionada.Ninguém gosta simplesmente porque gosta.Quando isso acontece raras vezes a gente fala logo "daquela ali eu gosto de graça".Porque no geral gostamos, por algum interesse.Eu não sou hipocrita tem muita gente que se não me trouxesse qualquer benefício jamais faria parte do meu círculo.E esse padrão que você falou,não é por maldade.Eles estavam tentando mostrar que se importam.

Sue, nem com toda a argumentação maravilhosa do V não consigo entender por que é tão difícil gostar por gostar.Eu sou mesmo uma aberração, até os meus desafetos eu consigo olhar e dizer, mas isso ou aquilo é positivo.E os próprios abrem a boca pra dizer não gosto dela,mas ela já me ajudou.Sei lá...Por que é assim tão difícil? Por que agir corretamente parece ciência espacial? Por que é mais fácil comprar um carro e dar de presente que pedir desculpas?Por que eu me sinto a errada da história por gostar das pessoas simplesmente por gostar?

(Se alguém tá perguntando se eu sou a Madre Thereza, meu ex marido, me chama assim.Mas, não sou não.Ainda falta muita boa ação pra fazer pra chegar no pé.Mas ela é um exemplo pra mim.Mas um motivo pra eu me sentir uma aberração?Talvez.Parece que o certo é ser errado...)

Indignação e tristeza é o que eu sinto olhando tudo isso.Fico pensando que tudo seria facilmente resolvido se eu resolvesse inverter os valores.Mas não quero mesmo fazer isso.Queria apenas entender porque quando alguma coisa desaba, desaba tudo de uma vez.Por outro lado, ando olhando o cenário devastado com uma tranqulidade assustadora de qem já enfrentou tantos furacões que tenho uma certeza.É só questão de tempo até reerguer tudo outra vez.

Sendo repetitiva, como falei na ultima carta.Quanto mais o tempo passa, quanto mais eu conheço as pessoas.Mais e mais eu entendo perfeitamente o que você queria me dizer com cada palavra da carta que você me deixou.E até sou bem capaz de entender o por que você decidiu partir...Mas, só posso dizer que você faz uma falta enormeeeee amiga.Como o V disse, "você é uma dessas pessoas que a gente gosta de graça".

...rs...Começo a achar que você me estragou ensinando que isso era importante...Então, só me resta dizer: muito obrigada !!!!!!

Bjus amiga.

U take care!

Sad Eyes
Enviado por Sad Eyes em 05/10/2009
Reeditado em 05/10/2009
Código do texto: T1848645
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.