O Sofrimento

Resolvi escrever um texto sobre o sofrimento! Mas o que é sofrer? Será que sofrer é chorar? Sorrir? Gritar de ódio? Ou somente o ódio sentir? Quem no mundo nunca sofreu? E quem não esta sofrendo neste momento? Existem no mundo, mais ou menos 7 bilhões de pessoas! 7 bilhões de seres pensantes! 7 bilhões de almas! E quantas neste momento não estão sofrendo? Quantas não pensam que a vida de nada mais vale? Quantas?

Infinitas vezes eu me vi na beirada do precipício, seguro somente pelo medo do que haveria depois que eu pulasse. Mas quem sou eu? Quem sou eu! Eu? Sou apenas um homem, mais uma alma entre as aproximadas 7 bilhões! E quem sou eu? Eu não poderia dizer, mesmo que tivesse a resposta na ponta do lápis! Eu não posso dizer quem sou eu, mas posso dizer que sei sofrer. Sofrer em silencio, sofrer falando, sofrer chorando e sofrer chorando! Sei apenas sofrer!

Mas será que sofrer é tão ruim quanto dizem? Talvez não! Às vezes, na dor de uma mãe, que vê seu filho saindo para outra cidade ou pais, esteja à felicidade de um novo amigo que chega. Ou quem sabe um novo amor!

Na dor do fim de um relacionamento, esteja a felicidade de um novo casal! Na perda de um filho, esteja a descoberta de uma nova missão? Ou na dor da perda de um irmão, um novo caminho e entendimento se abram!

São tantas as combinações! Tantos os motivos para sofrermos! Para chorarmos, para desistirmos! Muitas vezes, uma pessoa pode salvar nossa vida, ou então nos condenar de vez ao inferno, não é?

No mundo, existem mais de 6 bilhões de pessoas. E muitas vezes, sofremos em silencio por uma única pessoa. Uma única alma! De todas as que existem, somente uma nos causa medo, e duvida! Causa-nos desejo, e acima de tudo nos causa sofrimento!

Mas por quê? Por que será que sofremos tanto? Será que é algum tipo de castigo divino? Ou será uma benção! Sim. Pois quanto mais o homem sofre, e quão mais a dor que ele sofre é profunda e difícil de ser esquecidas, mais fortes tornamo-nos. Mas de que adianta termos toda esta habilidade se na hora de chorar, todos choramos igualmente? De que adianta saber que vamos sair disto mais fortes se na hora da dor, todos ficam de joelhos e não conseguem levantar? De que adianta?

Talvez o sofrimento, seja somente uma coisa feita, não para entendermos ou aceitarmos! Não! Mas somente para sofrermos! E algumas vezes, sofrermos em silencio! Outras, para sofremos juntos, solitários e às vezes para fingirmos não sofrer!

Será que um dia, alguém será capaz de não sofrer durante a vida toda? Ou de conseguir superar tudo, e não fazer ninguém sofrer?

Porque às vezes somos egoístas e pensamos que somente nós sofremos! Mas mal sabemos nós que, cada lagrima que deixamos cair, outro antes deixou cair por nós! No dia em que eu ouvi um mestre budista dizendo esta simples palavras: “Cada lagrima que tu derramas hoje! Ontem, outro as derramou por ti!”. Eu pensei:

Como pode ser? Será que já fiz tantas pessoas chorarem assim? Será que tantas lagrimas já foram derramadas por minha causa? Quantas pessoas eu magoei? E quantas eu ainda vou magoar? Será que eu sou um monstro? Ou talvez um anjo, por fazer as pessoas sofrerem e ficarem mais fortes?

Quem sabe? Eu sei apenas, que tentei desde este dia, nunca mais chorar! Pois assim eu evitaria derramar lagrimas de olhos que não sejam os meus! Mas, é impossível!

Todas as noites, a simples lembranças dos que partiram... De pessoas que nunca mais voltaram. Algumas que morreram outras que juraram nunca mais olhar na minha cara. Outras ainda, que mesmo sem jurarem o fazem! Eu tenho muito medo de sofrer, pela sua partida. Tenho medo, de sair deste mundinho e conhecer o mundo! Tenho medo de ouvir o discurso e então, perceber que durante três míseros anos eu pude te ter perto de mim! Mas agora?

Eu não posso mais! E por quê? Por medo de te fazer sofrer! O maldito medo do sofrimento, que abala até mesmo o mais forte dos homens. O medo de sermos vencidos pela solidão! Pelo sofrimento! Sofrer eternamente!

Este é meu medo! Tenho medo de mudar... Medo de conhecer o mundo, e neste caminho te perder! Mas o que eu posso fazer? Não posso nada fazer! Eu sei que você vai partir. E junto levar um pouco de meu amor. E eu vou sofrer! Mas não será uma dor tão cruel! Eu vou chorar, vou mergulhar em um mundo negro. Vou escrever um poema sobre você e o amor que guardei por você? Sim eu vou! Mas nunca você saberá que este poema foi feito para você! Talvez por algum acidente do destino nós nos encontremos. Nós voltemos a nos ver, depois de algum pouco ou grandioso tempo! Eu te garanto! Você não vai saber, sobre o poema! Posso até te dizer que te amei! Mas o poema, mesmo sendo teu não será fruto meu! Nunca foi! Nenhum deles é fruto meu! Meus poemas são frutos de meu sofrimento! Sofrimento este, que não é o pior! Pois não é o primeiro! E eu já sei que tudo vai cair que eu vou perder meu mundo! Eu sei que meu mundo vai cair! Mas eu sei agora, que depois virá uma manhã linda de domingo! Onde tudo vai ser novo... Mas eu também sei que viram as tardes de domingo. E eu vou chorar de novo. E a noite? Vou dormir com frio, e com ódio por saber que seus braços aquecem o frio de outra. Mas ai vem à segunda, e tudo começa bem de novo! Mas eu ainda sofrerei por mais um pouco, e talvez por ainda outro tanto tempo!

Só que um dia passa este sofrimento e a esperança volta!

E eu sei que posso encontrá-la em tantos lugares!

Como nos acordes doces de um violão!

Nos doces sorrisos de uma criança!

E também nos teus olhos!

Que como dizem que se a pessoa for muita sortuda mesmo, a pessoa amada, quando procurar a esperança nos olhos do amado, vai ouvir de volta: Eu te amo, também!

Mas parece-me que não tenho tanta sorte assim! Acho que você não iria retribuir...

E desta vez não deixarei a duvida no ar! Desta vez eu tenho certeza de que você não retribuirá!

Só que quem em dera sofrer a doce ilusão de estar errado! Sofrer a doce ternura de sentir sua falta, durante todo o dia, e durante a noite matar este sofrer! Quem me dera sofrer, por não poder passar mais um dia com você!

Queria sofrer! Mas Deus ouviu alguma de minhas loucas preces, pedindo para não sofrer. E acho que ele ouviu! Maldição!

Deus não é culpado! Culpado sou eu por não saber sofrer...

E por não saber sofrer, hoje não posso mais por ti sofrimento alguma sentir!

Mas posso ainda sofrer em silencio, pela cruel duvida que me corrompe e que me dissipa: Você! Quem é você? Você é algum espírito do Inferno que veio me tentar? Ou um espírito do Olímpio que veio para me mostrar os caminhos da salvação?

Eu queria saber, porque eu por ti posso em silencio sofrer. E pelos outros, somente consigo sofrer em gritos e prantos dessecados?

Não tenho a pretensão de que um dia, chegue ao seu consentimento que eu te amo e por ti eu sofro em silencio, e que se isto acontecer que você se compadeça de mim e ao menos um abraço apertado, ou um beijo no rosto me de! Eu só queria que você soubesse, que nem tudo na vida é como a gente quer! Nem sempre sofremos pela pessoa certa, às vezes sofremos pela pessoa errada, e outras a pessoa errada sofre por nós!

Mas eu queria te dizer, que por mais errado que isto tudo pareça. Por mais duvidoso que as coisas possam ser. E por mais incrível que tudo seja! Eu sofro por ti! Sofro em silêncio e calado! Sofro somente porque amo você! E nada mais me importa...

Mas como eu já disse: Este sofrimento uma hora passa. E aí vem a esperança!

Ah! E como eu queria... Sabe o que eu queria?

Ser a pessoa mais sortuda do mundo!

Le Vay
Enviado por Le Vay em 09/04/2009
Reeditado em 21/01/2012
Código do texto: T1531274
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.